Programa de pré-aceleração ensina jovens a empreender - PORVIR

Inovações em Educação

Programa de pré-aceleração ensina jovens a empreender

Programa Nave, da Estácio no Rio, oferece aulas e mentoria para futuros empreendedores

por Fernanda Kalena ilustração relógio 24 de julho de 2014

Quais são os primeiros passos para montar uma startup? Qual é o caminho a ser trilhado por uma pessoa que tem uma boa ideia para desenvolver um produto ou serviço chegar ao mercado? Pensado para dar suporte a jovens com vontade de empreender a universidade carioca Estácio inaugurou em março um programa de pré-aceleração de startups chamado Nave (Núcle de Aceleração e Valorização).

O primeiro ciclo começa em agosto e durante cinco meses vai fornecer aulas presenciais e mentorias para os 10 projetos selecionados – foram 70 inscritos. Cada projeto pode ser apresentado por um grupo de no máximo cinco pessoas, sendo que pelo menos uma delas precisa ser aluno, ex-aluno ou egresso da universidade.

Programa de pré-aceleração ensina jovens a empreendercrédito divulgação


Na primeira fase, serão 80 horas de aulas dedicadas a formação e estruturação, sobre ferramentas aplicadas à criação de novos negócios, gestão de projetos, avaliação de impacto, plano de marketing e comunicação. Em um segundo momento, as aulas serão voltadas a técnicas para empreendedores, envolvendo planejamento jurídico e finanças. “É um programa de desenvolvimento, de educar para transformar. Para ter craques, temos que ter escolinhas de futebol. Só vamos revelar talentos no Brasil, se fomentarmos essas escolinhas”, explica Lindária Reis, diretora de inovação da universidade, durante o Workshop Estácio Inovação & Educação, realizado ontem no Rio de Janeiro.

A mentoria é um ponto forte do programa e também é dividida em dois tipos: a de formação, que consiste em uma orientação semanal para explorar metodologias de criação de negócios de impacto e a de especialistas, onde empreendedores de empresas que já foram startups vão dar dicas de como alavancar os projetos.

“Estamos numa época de experimentação, de testar e validar. Empreendedores são aqueles que pensam e querem resolver pequenos problemas que as grandes instituições não enxergam e é esse espírito que deve ser estimulado”, conta Gustavo Caetano, fundador da SambaTech eleito pelo MIT um dos 10 inovadores brasileiros com menos de 35 anos e que faz parte do time de mentores do programa.

Além de Caetano, também são mentores Alexandre Torres, ex-vice presidente de marketing da Tim, Cassiano Farani, fundador da 99canvas, Marcelo Salim, fundador da Rio Negócios, Felipe Matos, da Startup Brasil, André Bello, organizador do TEDxRio, entre outros.

As atividades acontecem em um espaço construído especialmente para o programa, em um dos prédios da instituição no centro do Rio de Janeiro, no Porto Maravilha. O ambiente é de coworking e os jovens terão a sua disposição internet e computadores. Ao final do programa, haverá um demo day, onde os participantes apresentarão o resultado de seus projetos para uma banca de especialistas e investidores.

Neste primeiro ciclo projetos de qualquer natureza podiam se inscrever. Mas, segundo Reis, já está sendo pensado em um programa voltado especificamente para startups que querem desenvolver tecnologias educacionais.

A repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Universidade Estácio.


TAGS

carreira, empreendedorismo, ensino superior

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x