Educação na Cidade de São Paulo: Propostas para Avaliação - PORVIR

Blog

Educação na Cidade de São Paulo: Propostas para Avaliação

por Redação ilustração relógio 15 de março de 2013

O que disse o prefeito:

“Não é razoável a cidade de São Paulo estar em 34º lugar entre os 39 municípios da região metropolitana em termos de indicadores de qualidade na educação.”

“Como o nosso nível educacional ainda é baixo em comparação com o mundo desenvolvido, a gente acaba dando pouco valor para o cumprimento das metas. Valorizar quem cumpriu e responsabilizar quem não cumpriu é uma maneira de chegarmos às metas de 2022.”

“Ter Ideb baixo já é grave. Outra coisa é, além de ter o Ideb baixo, não cumprir a meta de evolução. É falta de perspectiva. Às vezes, a gente joga muito peso no Ideb e não joga na meta. Precisamos buscar esse equilíbrio.”

“A tarefa do Secretário Cesar Callegari é difícil. Em quatro anos, ele vai ter que cumprir as metas futuras e cobrir o déficit das metas de 2011.”

crédito Fernando Sandoval | Porvir

O prefeito Fernando Haddad e o Secretário de Educação, César CallegariPropostas dos participantes:

“O Objetivo de Desenvolvimento do Milênio tem a ver com a matrícula. O Brasil vai muito bem, mas não chegou a 100% de cobertura ainda. Então, temos que ampliar a cobertura até chegar aos 100%.”
Gary Stahl
UNICEF

“Já temos muitos indicadores apontando os que estão mais deficientes e quais os que já estão funcionando. É fundamental fazer uma discriminação positiva, trabalhar com as escolas que estão com maior dificuldade e trazê-las mais rapidamente para a meta.”
Angela Dannnemann
Fundação Victor Civita

“Também temos que ter metas de rede. Como enfrentar o desafio da distorção idade-ano? Essa é uma questão que se acumula no país com a repetência e a evasão. E como fazer com que esse aluno ingresse na escola e permaneça até o último dia e saia com saudade, com vontade de continuar aprendendo para o resto da vida?”
Vilma Guimarães
Fundação Roberto Marinho

“O próprio prefeito sinalizou que a cidade de São Paulo tem um desafio enorme de cumprir o Ideb. A gente cumpriu no Brasil e não tem cumprido em São Paulo. Isso significa focar na aprendizagem.”
Priscila Cruz
Todos Pela Educação

 

“Eu gostaria muito que essa secretaria de educação se preocupasse com a comunicação do que significa o Ideb para os professores, para os diretores e para a rede como um todo. Não só para dizer que ele existe, mas o que significa. Isso demanda criar uma tradução do Ideb, dos seus sentidos, para que as escolas comecem a fazer uso das avaliações oficiais para sua prática pedagógica.”
Ana Inoue
Instituto Acaia

“Eu acredito que o uso de tecnologia possibilita uma série de intervenções que ainda não eram possíveis, principalmente na questão da gestão da avaliação e da formação. Ela possibilita o acesso a informações e dados que podem ser muito úteis para ações ou estratégias pedagógicas. A grande diferença é que, até então, essa devolutiva demorava muito. Com tecnologia, você consegue fazer isso de forma muito mais rápida, praticamente em tempo real, possibilitando que a secretaria tenha acesso a informações sobre cada aluno, cada professor, cada escola, cada região e, no limite, o município todo, com base em critérios pré-determinados.”
Claudio Sassaki
Geekie

“É preciso ter ferramentas de monitoramento da qualidade que não tenham um sentido punitivo, senão o propósito de dar feedback para os professores e para as escolas.”
Marcelo Alfaro
BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)

“Eu penso que dentro de cada escola deveria ter um colegiado interno com o poder de decidir sobre a permanência ou não de funcionários que atrapalhem o projeto desenvolvido. Às vezes, tem funcionário dentro da escola que causa transtorno, e a gente não tem mecanismo de falar: olha, você vai para outro lugar ou desista de ser professor que você está atrapalhando a vida dos outros.”
Braz Nogueira
Escola Municipal Campos Salles

“O Instituto Ayrton Senna pode ajudar muito nesse mapeamento de competências e na linha da avaliação das competências não-cognitivas, que não são competências só do aluno.”
Inês Kisil Miskalo
Instituto Ayrton Senna


TAGS

avaliação, série de diálogos

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x