Próximos passos: Como fazer a transição dos Anos Finais para o Ensino Médio - PORVIR
Crédito: beeboys / Fotolia.com

Blog

Próximos passos: Como fazer a transição dos Anos Finais para o Ensino Médio

por Grupo de Trabalho Anos Finais ilustração relógio 20 de outubro de 2017

Imersões no Ensino Médio: Promover ações de imersão dos estudantes dos Anos Finais para que conheçam o currículo e a rotina do Ensino Médio; promover visitas e implementar ações de aproximação entre as escolas dos Anos Finais e do Ensino Médio.

Monitoria: Implementar programas em que alunos do Ensino Médio orientam, acompanham e monitoram estudantes em transição, desde o último semestre dos Anos Finais até a conclusão do primeiro ano do Ensino Médio; criar projetos compartilhados entre alunos dos Anos Finais e do Ensino Médio, para facilitar a aproximação e a troca de informações entre pares; realizar intercâmbio entre estudantes e equipes escolares dos dois ciclos,

Autoconhecimento: Desenvolver atividades de autoconhecimento com os adolescentes, para que consigam reconhecer as suas potencialidades e a sua capacidade de enfrentar as transições e trilhar os caminhos desejados para realizar o seu projeto de vida.

Autoconfiança: Promover a motivação, a autoconfiança e a autonomia dos estudantes concluintes dos Anos Finais, de forma a prepará-los para enfrentar os desafios do Ensino Médio; criar atividades nas escolas para que os adolescentes trabalhem seus medos e ansiedades, dentre outras questões emocionais que antecedem momentos de transição; investir em estratégias de acolhimento e cuidado voltadas aos alunos que chegam ao Ensino Médio.

Nivelamento: Monitorar os estudantes concluintes dos Anos Finais ao longo do ano letivo para mapear suas habilidades e interesses; propor estratégias para nivelar seus conhecimentos, de forma a assegurar que sejam capazes de acompanhar o Ensino Médio; promover atividades de reforço, especialmente para suprir lacunas em Língua Portuguesa e Matemática.

Informações e referências: Disponibilizar informações e referências para os adolescentes para apoiá-los no processo de fazer escolhas acadêmicas e profissionais; oferecer informações sobre o mundo do trabalho e programas de orientação vocacional que os ajudem a tomar decisões em relação ao Ensino Médio.

Formação: Promover momentos formativos para gestores e professores com foco na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, para que sejam capazes de criar estratégias para promover uma transição mais fluída entre essas etapas e apoiar cada estudante, respeitando suas reações, estágio de amadurecimento e momento de vida.

BNCC e Reforma do Ensino Médio: Assegurar que a Base Nacional Comum Curricular preveja a transição entre os Anos Finais e o Ensino Médio; apresentar a lógica dos itinerários formativos para ajudar os adolescentes a fazer escolhas; incluir a participação dos alunos dos Anos Finais na definição dos itinerários formativos oferecidos na sua escola ou região; disponibilizar disciplinas eletivas já nos Anos Finais para que os alunos possam se familiarizar com a flexibilidade curricular.

Famílias: Envolver as famílias no processo de transição dos Anos Finais para o Ensino Médio, para que possam atenuar os desafios dessa passagem.

Articulação: Articular o trabalho colaborativo e integrado entre secretárias de educação municipais e estaduais, bem como entre escolas de Anos Finais e de Ensino Médio para facilitar o processo de transição; criar mecanismos para que escolas de Anos Finais possam acompanhar a matrícula de seus alunos no Ensino Médio.

Universidades: Buscar o apoio de universidades para a criação de programas com foco na transição dos Anos Finais para o Ensino Médio.


TAGS

ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x