Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Inovações em Educação

Rede social reúne 12 milhões de alunos e professores

Lançada em 2008 por dois educadores de Illinois, a Edmodo quadruplicou base de usuários apenas no último ano

por Redação 3 de outubro de 2012

A barra horizontal azul, a foto de perfil no canto superior esquerdo e a lógica de interação com conhecidos em um ambiente virtual podem parecer familiares. Sim, parece o Facebook, mas não é. A rede social Edmodo, uma das startups de educação e tecnologia que mais tem se destacado nos últimos meses, bateu a marca dos 12 milhões de usuários e agora está ampliando sua atuação.

“Nosso objetivo é ajudar educadores a aproveitar o poder das mídias sociais para customizar a sala de aula para cada estudante”, diz a Edmodo em seu site sobre sua missão. Com as palavras mágicas “mídias sociais” e “ensino customizado” como objetivo, não é difícil entender a combinação que permitiu esse crescimento vertiginoso entre os atores da educação básica. Apenas no último ano, a rede quadruplicou sua base de usuários, chegou a todos os países do mundo e passou a ser usada em quase todos os distritos norte-americanos.

crédito Anson / Fotolia.com

Diferente do que acontece numa rede social normal, a Edmodo é um ambiente tido como “privado e seguro”, uma vez que requer que o professor, a escola ou os sistemas de ensino façam um perfil e só então é possível convidar os alunos a participar. A partir do login, a rede social permite que os professores tragam, gratuitamente, sua sala de aula para o ambiente virtual. Assim, eles podem compartilhar material multimídia, organizar fóruns, gerir projetos educacionais, estabelecer calendário de atividades, dar notas e condecorações aos alunos e acompanhar sua frequência e participação nas atividades.

Para professores brasileiros interessados em experimentar a plataforma, a Edmodo já possui as primeiras interfaces em português

“Todo o site tornou minha vida como professor mais fácil e menos estressante”, disse Taylor Hopewell, professor de artes na Califórnia ao eSchoolNews, site dos EUA especializado em educação. “Eu consigo me conectar virtualmente aos meus alunos, dar notas em um piscar de olhos, acompanhar o desempenho deles, usar melhor os recursos de papel (e ajudar o meio ambiente) e, o mais importante, os alunos interagem uns com os outros. Eles querem aprender, eles socializam uns com os outros, fazem perguntas importantes e debatem. É impressionante ver os alunos empolgados em aprender”.

Desde a última atualização da rede, ocorrida em setembro, a Edmodo passou a fazer recomendações em tempo real de conteúdo e pessoas interessantes para os professores, além de ter facilitado que eles encontrassem colegas que ensinam tópicos correlatos. (Veja vídeo em inglês que apresenta essas funcionalidades). Em março, a startup disponibilizou parte dos seus códigos para que outras empresas pudessem desenvolver aplicativos a serem usados na plataforma.

Para professores brasileiros interessados em experimentar a plataforma, a Edmodo já possui as primeiras interfaces em português. Ao se avançar pelas abas, no entanto, o texto volta a aparecer em inglês. Você já experimentou a rede social? Conte aqui a sua experiência!

TAGS

empreendedorismo, redes sociais, tecnologia

  • Utilizei o Edmodo com meus alunos e posso dizer que é uma ótima plataforma e que realmente tem alcançado cada vez mais usuários mundo afora. O Edmodo proporcionou um ambiente seguro para que eu pudesse compartilhar o conteúdo das aulas e ainda desenvolver o letramento digital de meus alunos. (http://edmodo.com/leonardolinks).

    • Hoje fiz o meu cadastro na rede me pareceu uma ótima ferramenta para construção de conhecimentos.
      Acredito que a rede possibilitará muitas interações e trocas.
      Já gostei…

    • Oi Leonardo, já pedi solicitação de conexão …
      Parabéns pelo trabalho.
      Abraços…

  • Pingback: Rede social Edmodo reúne 12 milhões de alunos e professores | Portal Aprendiz()

  • Tenho usado bastante para formação de professores, oficinas de um dia, trabalho com alunos, com formadores … É muito mais um ambiente colaborativo do que uma ferramenta de rede social (para enxergar ou colaborar com outras pessoas que não estejam dentro de grupos que você cria é bastante limitado) . Mas permite desenvolver de forma muito rápida e efetiva processos de construção coletiva dando ao aluno um papel ativo, de protagonista, que não se consegue em ambientes de curso online. Recomendo! Diferentemente do que foi citado na reportagem, percebo que quase tudo está traduzido para o português.

  • Lilian Baungratz de Oliveira

    Utilizo desde o ano passado com meus alunos, acho ótimo, pois me oportuniza contato direto com os alunos. Posso contacta-los em grupo através das turmas e ou individualmente, além de disponibilizar materiais, agendar avaliações e fazer quiz para verificar a aprendizagem dos conteúdos. #super recomendo

  • Eu uso diariamente a 2 anos! É ótimo mesmo! Os estudantes que aprendem co o edmodo tem mais facilidade em se adaptar ao moodle depois!

  • Ricardo de Souza

    Iniciei neste semestre uma experimentação com este Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com meus alunos do curso de Pedagogia nas disciplinas de “Metodologia do Ensino da Matemática” e “Prática de Ensino da Matemática” na UNISA. Percebo que é um recurso organizador para o professor, favorece o acompanhamento de cada aluno, além disto tenho utilizado a plataforma em meu smartphone, gosto de receber durante o dia as contribuições dos meus alunos, quando chego a noite na Universidade já sei antecipadamente as demandas. (Quem não gosta de ficar recebendo mensagens pode bloquear esta funcionalidade). O meu destaque vai para a possibilidade de desenvolvimento de tarefas com comentários coletivos e a possibilidade de trabalhar assuntos específicos com grupos. A possibilidade de disponibilizar arquivos on line é outro diferencial que me agrada. Diferentemente de outros ambientes, ele possui uma lógica randômica onde o professor pode visualizar/disponibilizar recursos para duas “salas de aula virtuais” diferentes.

  • Muriel

    Olá,

    Sou coordenador de tecnologia educacional no Colégio Santa Maria SP e tenho usado o Edmodo desde o começo do ano com alunos do 5º ano EF. A ideia inicial era criar uma gincana virtual, onde os alunos tivessem desafios de raciocínio através da rede social. No entanto, hoje, vem sendo usado tanto por alunos, como professores, como uma extensão da sala de aula, onde todos trocam e acessam informações sejam curriculares ou não. No ano que vem, pretendemos estender ainda mais.

  • Edijane Gomes Cavalcante de Medina

    Conheci o Porvir através do amigo Luciano Barbosa, prefeito da cidade de Arapiraca-Al. Sou professora de inglês no ensino médio e fundamental e acho que será interessante para o meu trabalho usar essa ferramenta.

  • Adelina Glória Lopes Marreiros Mendes

    Muito interessante, uma forma prática de interação.

  • Pingback: Professor deve ver rede social como aliada | PORVIR()

  • Pingback: Professor deve usar rede social como aliada | PORVIR()

  • Pingback: Professor deve usar rede social como aliada | Curto a Vida()

  • Importantíssimo e gratificante saber da oportunidade de integração, busca,conhecimento ,crescimento e oprtunidades inovadoras,estar conectado…

    • Aguardando trocas e experiências.

      • Vânia Vedana

        Sou professora multiplicadora no NTM de Passo Fundo e também atuo como professora coordenadora do laboratório na escola municipal onde atuo há 23 anos. Utilizamos a plataforma social Edmodo para realizar cursos com os colegas professores e também para alunos. Estamos encantadas com as possibilidades que a mesma oferece. Estamos organizando oficinas para apresentá-la aos colegas da rede municipal de ensino que ainda não a conhecem.

  • Pingback: Anated – Professor deve usar rede social como aliada()

  • Pingback: Rede social reúne 12 milhões de alunos e professores | PORVIR | Multiplas funções das Redes Sociais | Scoop.it()

  • Pingback: Professor deve usar rede social como aliada; veja palestra de Américo Amorim « iCursos – Educação sem fronteiras()

  • You are a very smart and talented writer! I’ve been reading your article content for an hour or so and it has made me reconsider this issue. I think you have great insight. Thank you.

  • Pingback: Forbes destaca 30 empreendedores da área de educação abaixo dos 30 anos | PORVIR()

  • You are doing a great job of writing to your readers. Many writers write content that talks at the reader whereas you speak to them directly with information they want and need. I appreciate that.