Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Saiu na Mídia

Senado aprova MP que reforma o ensino médio

por Redação 9 de fevereiro de 2017

O Senado aprovou a medida provisória da reforma do ensino médio. O texto, agora, segue para sanção do presidente Michel Temer. Com placar folgado de 43 a 13, a proposta sofreu resistência apenas da oposição.

A versão final da MP voltou a tornar obrigatória a oferta de conteúdos de filosofia e sociologia nesta etapa de ensino, que haviam sido excluídas no texto apresentado pelo governo em setembro de 2016. Artes e educação física, que também não estavam na proposta inicial, serão ofertadas. Não há referência, porém, a essas disciplinas específicas, mas sim a “estudos e práticas” sobre esses assuntos, que devem ser inseridos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que definirá quais os conteúdos comuns a todas as escolas do país.

A proposta prevê a flexibilização das disciplinas e o aumento da oferta de ensino em tempo integral. Até 60% da carga horária será destinada ao ensino de disciplinas comuns a todos os alunos. O restante será destinado ao aprofundamento em áreas específicas. O aluno poderá optarpor uma entre cinco áreas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. No entanto, a oferta das opções dependerá da rede de ensino e das escolas.

A medida foi alvo de protestos de estudantes em todo o país.

Leia a matéria original em Folha de S. Paulo