Sete chaves para que seu filho ame leitura - PORVIR

Saiu na Mídia

Sete chaves para que seu filho ame leitura

por Redação ilustração relógio 25 de novembro de 2016

Em um mundo onde bebês praticamente já nascem com celulares e tablets nas mãos, muitas famílias sentem-se perdidas na hora de estimular que seus filhos troquem jogos e brincadeiras, ou até mesmo a televisão, por um livro. Entretanto, é possível usar essas tecnologias tão queridas pelas crianças (e pelos adultos também) para estimular o gosto pela leitura nos pequenos.

Por isso, o El País elaborou uma lista com sete dicas para despertar o interesse pela leitura desde cedo.

A primeira ideia é não obrigar uma criança a ler, já que o amor por livros deve surgir de maneira espontânea. A segunda dica é sugerir leituras de temas que interessam aos pequenos, seja livro sobre piratas, futebol, videogames, entre outros. Essa pode ser uma porta de entrada para que as crianças descubram o universo da leitura.

Pais que sabem contar histórias a seus filhos e que estão sempre com livros em mãos são as dicas três e quatro. O exemplo de responsáveis que leem – tanto para si quanto para suas crianças – é fundamental para que os filhos se cerquem de livros.

O acesso a livros, tanto em casa quanto em bibliotecas pode contribuir para que as crianças conhecem novos interesses. Por fim, usar a tecnologia como aliada para fomentar a leitura infantil e juvenil é outra estratégia. Descobrir o significado de uma palavra, reescrever ou compartilhar textos abrem novas dimensões sobre o ato de ler. Tudo isso é possibilitado pelos equipamentos E-readers, de livros digitais.


Leia a matéria original em El País

TAGS

educação infantil, engajamento familiar, ensino fundamental, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x