Site ensina inglês de graça com aulas de 3 minutos - PORVIR
wowomnom / Fotolia.com

Inovações em Educação

Site ensina inglês de graça com aulas de 3 minutos

Plataforma Você Aprende Agora, reúne 618 vídeos curtos com conteúdos que vão do nível básico ao avançado

por Marina Lopes ilustração relógio 11 de março de 2014

A contagem regressiva para a Copa do Mundo pode ser um bom motivo para decidir estudar outros idiomas, afinal, o taxista precisará entender o destino de seu passageiro, o garçom terá de anotar o pedido do cliente e outros tantos profissionais terão de interagir com o público em inglês. Para quem não tem nem tempo nem dinheiro para dedicar ao ensino da língua, o curso online desenvolvido pelo professor Felipe Dib pode ser uma alternativa. Com vídeos de 3 minutos, o site Você Aprende Agora reúne 618 aulas de inglês, todas gratuitas e dadas pelo empreendedor, do nível básico ao fluente.

Dib sempre teve dificuldades para aprender inglês em cursos de idiomas tradicionais. Após experiências frustradas, decidiu fazer um intercâmbio e ir para a Nova Zelândia aprender na prática. Quando voltou ao país, cursou pós-graduação em ensino e aprendizado de língua inglesa e passou a dar aulas em Campo Grande (MS). A ideia de gravar vídeos ensinando inglês surgiu em 2011 após o professor sofrer dois acidentes de carro em um curto espaço de tempo. “Foi a forma que eu encontrei para agradecer a Deus por ter sobrevivido aos acidentes”, explicou. A partir daí, ele começou a gravar aulas em casa e disponibilizar o material de forma gratuita no Youtube. Em março de 2013, os vídeos migraram para o site atual do curso.

No Você Aprende Agora, o aluno pode acessar os vídeos por uma sequência ou selecionar o tema que deseja ver, como modal verbs, prepositions e tag questions. Às vezes, o foco da aula não é uma questão gramatical. Em um vídeo, por exemplo, Dib fala sobre a Copa do Mundo 2014 e lembra da primeira vez que o Brasil foi escolhido para sediar o evento.

Todas as aulas são disponibilizadas de forma gratuita. No entanto, se o usuário quiser treinar os conhecimentos adquiridos e fazer exercícios, deve optar por um dos quatro planos de pagamento existentes no site. Os valores variam de acordo com a quantidade de exercícios que o aluno quiser contratar. No plano mais simples, para ter direito a resolver 50 exercícios, o usuário deverá desembolsar R$49. No maior plano, de R$389 (parceláveis em seis vezes), o estudante tem direito a fazer 1.000 exercícios, ter uma hora de aula particular com Dib por Skype e ainda recebe um certificado emitido pelo Institute of Education, uma entidade de ensino e pesquisa da Universidade de Londres.

A metodologia desenvolvida por Dib possui foco na abordagem comunicativa, um método de ensino voltado para a comunicação. Nesse formato, o aluno aprende termos e atividades cotidianas que o auxiliam na interação com outros falantes da língua. Nos primeiros vídeos, por exemplo, ele ensina expressões usadas para iniciar um diálogo. “A nossa metodologia prevê que o usuário dedique dez minutos para cada aula. Primeiro, ele entende; depois, ele repete e escreve os conceitos da aula. ” O desenvolvimento do usuário também pode ser acompanhado ao longo do curso. É possível saber quando a pessoa se cadastrou, o número de exercícios que ela fez, quantos estavam corretos e a barra de progressão individual em cada módulo.

Para desenvolver a plataforma, Dib utilizou recursos de gamificação. A intenção era tornar o curso mais atraente e fazer com que o usuário completasse todas as aulas. Além de receber pontos pelas atividades que fez, conforme o aluno assiste às aulas, ele acumula pontos que o classificam dentro de um ranking de usuários. No entanto, ele só tem acesso à pontuação dos colocados que têm um desempenho próximo ao dele. “Antes a gente apresentava os 20 melhores, mas eu percebi que isso estava desencorajando os alunos”, contou Dib.

A maioria dos usuários cadastrados no Você Aprende Agora são brasileiros. Porém, segundo o professor, existem acessos de residentes em outros países, como Portugal, Estados Unidos, Irlanda e Japão. De olho nos usuários que falam em espanhol e precisam aprender inglês, há um mês, Dib lançou o Tú Aprendes Ahora, que é uma versão da plataforma em que, em vez de português, as explicações são dadas em espanhol. De acordo com ele, a intenção é conseguir atender a demanda de alunos da América Latina.


TAGS

empreendedorismo, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

20 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
20
0
É a sua vez de comentar!x