Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

wowomnom / Fotolia.com

Inovações em Educação

Site ensina inglês de graça com aulas de 3 minutos

Plataforma Você Aprende Agora, reúne 618 vídeos curtos com conteúdos que vão do nível básico ao avançado

por Marina Lopes 11 de março de 2014

A contagem regressiva para a Copa do Mundo pode ser um bom motivo para decidir estudar outros idiomas, afinal, o taxista precisará entender o destino de seu passageiro, o garçom terá de anotar o pedido do cliente e outros tantos profissionais terão de interagir com o público em inglês. Para quem não tem nem tempo nem dinheiro para dedicar ao ensino da língua, o curso online desenvolvido pelo professor Felipe Dib pode ser uma alternativa. Com vídeos de 3 minutos, o site Você Aprende Agora reúne 618 aulas de inglês, todas gratuitas e dadas pelo empreendedor, do nível básico ao fluente.

Dib sempre teve dificuldades para aprender inglês em cursos de idiomas tradicionais. Após experiências frustradas, decidiu fazer um intercâmbio e ir para a Nova Zelândia aprender na prática. Quando voltou ao país, cursou pós-graduação em ensino e aprendizado de língua inglesa e passou a dar aulas em Campo Grande (MS). A ideia de gravar vídeos ensinando inglês surgiu em 2011 após o professor sofrer dois acidentes de carro em um curto espaço de tempo. “Foi a forma que eu encontrei para agradecer a Deus por ter sobrevivido aos acidentes”, explicou. A partir daí, ele começou a gravar aulas em casa e disponibilizar o material de forma gratuita no Youtube. Em março de 2013, os vídeos migraram para o site atual do curso.

No Você Aprende Agora, o aluno pode acessar os vídeos por uma sequência ou selecionar o tema que deseja ver, como modal verbs, prepositions e tag questions. Às vezes, o foco da aula não é uma questão gramatical. Em um vídeo, por exemplo, Dib fala sobre a Copa do Mundo 2014 e lembra da primeira vez que o Brasil foi escolhido para sediar o evento.

Todas as aulas são disponibilizadas de forma gratuita. No entanto, se o usuário quiser treinar os conhecimentos adquiridos e fazer exercícios, deve optar por um dos quatro planos de pagamento existentes no site. Os valores variam de acordo com a quantidade de exercícios que o aluno quiser contratar. No plano mais simples, para ter direito a resolver 50 exercícios, o usuário deverá desembolsar R$49. No maior plano, de R$389 (parceláveis em seis vezes), o estudante tem direito a fazer 1.000 exercícios, ter uma hora de aula particular com Dib por Skype e ainda recebe um certificado emitido pelo Institute of Education, uma entidade de ensino e pesquisa da Universidade de Londres.

A metodologia desenvolvida por Dib possui foco na abordagem comunicativa, um método de ensino voltado para a comunicação. Nesse formato, o aluno aprende termos e atividades cotidianas que o auxiliam na interação com outros falantes da língua. Nos primeiros vídeos, por exemplo, ele ensina expressões usadas para iniciar um diálogo. “A nossa metodologia prevê que o usuário dedique dez minutos para cada aula. Primeiro, ele entende; depois, ele repete e escreve os conceitos da aula. ” O desenvolvimento do usuário também pode ser acompanhado ao longo do curso. É possível saber quando a pessoa se cadastrou, o número de exercícios que ela fez, quantos estavam corretos e a barra de progressão individual em cada módulo.

Para desenvolver a plataforma, Dib utilizou recursos de gamificação. A intenção era tornar o curso mais atraente e fazer com que o usuário completasse todas as aulas. Além de receber pontos pelas atividades que fez, conforme o aluno assiste às aulas, ele acumula pontos que o classificam dentro de um ranking de usuários. No entanto, ele só tem acesso à pontuação dos colocados que têm um desempenho próximo ao dele. “Antes a gente apresentava os 20 melhores, mas eu percebi que isso estava desencorajando os alunos”, contou Dib.

A maioria dos usuários cadastrados no Você Aprende Agora são brasileiros. Porém, segundo o professor, existem acessos de residentes em outros países, como Portugal, Estados Unidos, Irlanda e Japão. De olho nos usuários que falam em espanhol e precisam aprender inglês, há um mês, Dib lançou o Tú Aprendes Ahora, que é uma versão da plataforma em que, em vez de português, as explicações são dadas em espanhol. De acordo com ele, a intenção é conseguir atender a demanda de alunos da América Latina.

TAGS

empreendedorismo, tecnologia

  • Pingback: Site ensina inglês de graça com au...()

  • Obrigado Porvir por compartilhar sobre o Você Aprende Agora! Admiro muito o trabalho de vocês! O Você Aprende Agora está a disposição de vocês para juntos contribuirmos com a educação do Brasil! See you next class!

  • EDSON FERREIRA

    oi pessoal este, site vale apena vcs compartihar. muito criativo.

  • Gracias a este curso hoy puedo tener más comunicaión e información en mi vida. Luego de ver videos de diferentes profesores todos interesantes, pero Felipe Dib puso estructura y fué una de las razones por las que decidí dejar de ver otros videos y enfocar mi completa atención a voceaprendeagora. Luego son videos consecutivos, y en cada uno mucho para aprender en sólo “tres” minutos. Luego de asistir ví que tenía mucho que poner de mi parte, repetir repetir y repetir pero la otra mitad era un motivador profesor con entusiasmo en sus videos. No solo un profesor es un coach con su reacción inmediata a algun comentario. Este tesoro de trabajo lo comparo con una obra de arte de van Gogh, en su tiempo no dieron mucha importancia al valor de su obra. Hoy es reconocido en el mundo entero, espero que Felipe cambie la historia y sea reconocido su trabajo en este tiempo. Gracia profesor felipe Dib por todo lo que aprendí y sigo aprendiendo con voceaprendeagora en estos ultimos dos años. Ana Hartog ( ama de casa, 56años)

  • EDNEIA DOS SANTOS CUNHA NEVES

    ATITUDE VALIOSA, FUNDAMENTAL AQUELES QUE NECESSITAM ADQUIRIR OUTRO IDIOMA.

  • Pingback: Site ensina inglês de graça com aulas de 3 minutos | Escola Aberta()

  • Viviana

    Adorei a matéria sobre o “Você aprende agora”,eu realmente não conhecia esse belo trabalho! Obrigado Porvir por compartilhar essa dica fantástica!

  • deise mota

    como me cadastro?

  • Pingback: 10 sites para aprender outros idiomas sem pagar nada | Porvir()

  • Pingback: Videoaulas gratuitas ajudam na elaboração de TCC a teses de pós-graduação | Porvir()

  • COMO FUNCIONA AS AULA

  • Parabéns pelo artigo!

    Realmente muito útil e permite que estudantes do idioma inglês consigam consiguir achar informações grátis que permita que eles avançem seus estudos.

    Michael
    http://www.englishok.com.br

  • Patricia Lopes

    Obrigada pela dica! Acabei de fazer um curso online de inglês http://www.aprendum.com.br/curso-de-ingles-intensivo/ e gostei muito. O curso é fácil de acompanhar e as aulas muito boas. Deixo a dica também para quem está procurando um curso assim.

  • Edivaldo guilherme veras

    gostaria de aprender essa lingua maravilhosa ingles see you next class

    • Edivaldo guilherme veras

      good afternoon my frend what you name

  • Eu quero participar

    Nunca consegui aprender inglês acisti sua reportagem gostei.

  • Pessoal,

    Esse material do professor Felipe é realmente excelente! Tenho um outro site para indicar bem legal, também: http://www.estudeidiomas.com/praticadiaria.

    Você se cadastra e recebe uma dica por dia em seu e-mail! Mas se não quiser se cadastrar, pode acessar as lições do próprio site!

    Um abraço e obrigado pelas dicas!

    Igor.