Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Inovações em Educação

Site gratuito oferece games divididos por matérias

Escola de Games, com mais de 1 milhão de acessos mensais, tem mais de 60 jogos para crianças de 5 a 12 anos

por Vinícius Bopprê 10 de setembro de 2013

“Desliga o videogame e vai estudar”. Com certeza você é ou conhece alguém que já ouviu esta frase. Entretanto, cada vez mais os jogos se aproximam do aprendizado, seja dentro ou fora da escola. A Escola de Games, por exemplo é uma plataforma on-line e gratuita, com mais de 1 milhão de acessos mensais, que oferece mais de 60 jogos para que crianças de 5 a 12 anos aprendam sobre matemática, português, inglês, geografia, história, conhecimentos gerais e ciências.

“Os jogos prendem a atenção das crianças, tornam as aulas mais divertidas e são uma alternativa para fugir do padrão livro, giz e quadro”, afirma Leopoldo Xavier, um dos fundadores da plataforma. Para ele, o jogo não tem o poder de substituir as aulas nas escolas, mas pode servir como ferramenta de apoio aos professores na hora de engajar e aproximar o conteúdo dos estudantes em sala de aula.

crédito notkoo2008 / Fotolia.comEscola de Games, com mais de 1 milhão de acessos mensais, tem mais de 60 jogos para crianças de 5 a 12 anos

Por conta disso, na plataforma, cada um dos jogos vem com explicações sobre quais aspectos dos alunos podem ser desenvolvidos com ele, como exercitar o raciocínio lógico, compreender noções básicas de gramática e desenvolver a concentação para resolução de problemas matemáticas. Xavier afirma que o site foi projetado da maneira mais simples possível, para que os professores não tenham medo nem precisem de qualquer tipo de formação para usá-lo.

Entre os games mais jogados estão:

O Cores da Moda, que apresenta peças de roupa de diversas cores e, em cima, o nome de uma cor em inglês, por exemplo, black (preto). Cada vez que o usuário acerta, ele ganha esse item. Ao final do game, se o usuário tiver vencido todas as etapas, pode montar o visual da personagem como quiser.

Já o Fábrica de Palavras exercita a língua portuguesa. Nele, o jogador vai encontrar uma espécie de jogo da forca, em que palavras incompletas aparecem e é preciso que ele identifique qual letra deve ser usada para preencher o espaço vazio.

No Brasil na Copa, o aluno precisa estar por dentro de tudo que acontece pelo mundo para poder jogar futebol. Exatamente. Se responder corretamente as perguntas de conhecimentos gerais, ganha o direito de cobrar um pênalti.

Segundo Xavier, o processo de desenvolvimento dos games passa por cinco etapas. A primeira delas é a escolha dos temas que, por sua vez, são sugeridos pelos próprios usuários do site. Em seguida, um pedagogo entra em ação para definir quais serão as dinâmicas usadas para inserir o conteúdo necessário do aprendizado sem que a diversão se perca. E é só depois da conclusão do material pedagógico que o game entra no processo de desenvolvimento gráfico para ficar pronto para rodar na internet e em tablets.

Mais meninas

Uma pesquisa realizada pela própria plataforma ouviu 2.700 usuários e descobriu que o site é acessado quase três vezes mais por meninas do que por meninos e que, entre todos os usuários, 58% deles jogam com o acompanhamento dos pais. Para Xavier, é preciso realizar uma outra pesquisa para entender o motivo desses resultados mas, independentemente disso, se diz feliz com eles. “É muito bom saber que as crianças jogam acompanhadas dos responsáveis, sejam eles os pais e ou responsáveis, afinal, uma criança jogando sozinha no computador pode não alcançar os benefícios esperados de aprendizado”, afirma.

O site que está no ar desde 2009, quando tinha apenas quatro jogos disponíveis, vai passar agora a oferecer um game novo por mês. Segundo Xavier a meta é também trabalhar para aumentar o número de games que podem ser acessados nos dispositivos móveis.

TAGS

jogos

  • Sou educadora social de informática numa ONG e utilizo muito os jogos do Escolagames no início das atividades, são ótimos! Aproveitamos muito os jogos educativos com os adolescentes para auxiliar diversos temas que aprendem na escola. De forma lúdica tudo se torna mais prazeroso.

    Outro site que indico e uso muito é o http://rachacuca.com.br/ , com jogos muito interessantes.

  • Pingback: Site gratuito oferece games divididos por matérias | Escola Aberta()

  • Pingback: Mais de 60 games grátis para aprender matemática, português, inglês e outras disciplinas | Catraca Livre()

  • Conheci o Escola Games em 2010, na época o site tinha 17 jogos. Desde então utilizo e recomendo. No meu blog é possível encontrar vários posts com indicações dos seus excelentes jogos. Parabéns a equipe do site!

  • Pingback: Site gratuito oferece games divididos por matérias | Universidade Corporativa Gilda Nunes()

  • Pingback: A utilização dos Jogos na Educação | Notícias - BlueFive()

  • eli

    Pretty part of content. I simply stumbled upon your website and
    in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your weblog
    posts. Any way I’ll be subscribing for your feeds and
    even I fulfillment you access constantly rapidly.

  • Hey there just wanted to give you a quick heads up.

    The words in your post seem to be running off the screen in Opera.
    I’m not sure if this is a formatting issue
    or something to do with browser compatibility but
    I thought I’d post to let you know. The style and design look great though!
    Hope you get the problem resolved soon. Many thanks

  • Please let me know if you’re looking for a article writer for your site.

    You have some really great posts and I feel I would be a good
    asset. If you ever want to take some of the load off, I’d love to write some articles
    for your blog in exchange for a link back to mine. Please send me an email if
    interested. Regards!

  • Hello my family member! I want to say that this post is awesome, great written and include approximately
    all important infos. I’d like to peer extra posts like this .

  • No matter if some one searches for his required thing, thus he/she desires to be available that in detail, thus that thing is maintained over here.

  • Sali de Fátima Fortes

    Excelente site, trabalhei com alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental eles adoravam.