Teatro estimula consciência ambiental na escola - PORVIR
Crédito: tallburn46 / Fotolia.com

Diário de Inovações

Teatro estimula consciência ambiental na escola

Em uma zona rural de São Luís (MA), alunos do ensino fundamental desenvolveram uma peça para sensibilizar a comunidade

por Ana Jakelline Silva ilustração relógio 8 de julho de 2015

Tínhamos uma preocupação em trabalhar com a questão ambiental na escola. Estamos em uma zona rural de São Luís (MA), mas essa área não é muito preservada. No ano passado, fizemos um projeto para discutir práticas взять займ 10000 рублей срочно sustentáveis e sensibilizar a comunidade no entorno da escola. Começamos a fazer uma horta com uma turma de 5o ano. Isso despertou em nós uma vontade de levar adiante o tema.

Quando se discute a questão ambiental, muita gente costuma pensar em reciclagem e conscientização sobre o lixo. Com o projeto “Cuidar: Corpo, Mente e Meio Ambiente”, tentamos ir além. Participando do Programa Ecoa (uma iniciativa do Instituto Alcoa que fomenta a criação de projetos socioambientais), trabalhamos situações que pudessem envolver a comunidade escolar em uma proposta de intervenção ambiental.

No início, fizemos uma passeata e apresentamos o nosso projeto de conscientização ambiental para a comunidade. Nossos alunos levantaram as necessidades e limitações do bairro em relação ao meio ambiente.

Pensando em como trabalhar o tema a partir de uma atividade que pudesse despertar a atenção das crianças, montamos uma peça de teatro que se chama ‘Zebina: Em Busca de um Tesouro’, onde os alunos fizeram todo o roteiro, cenário e figurino. Para confeccionar a decoração, trabalhamos com materiais recicláveis. A ideia era não produzir mais lixo e usar coisas que já tínhamos.

Esse projeto foi realizado entre maio e dezembro de 2014, envolvendo as turmas do primeiro ao quinto ano, dos turnos matutino e vespertino.  Durante esse período, estivemos totalmente envolvidos com as atividades. Trabalhamos de maneira interdisciplinar, envolvendo a matemática, a ciência, a língua portuguesa, entre outras disciplinas. No total, foram 20 professores da escola que participaram das atividades. Também contamos com o apoio dos professores do Programa Mais Educação.

A peça já foi apresentada três vezes para mais de 400 pessoas. As crianças se encantaram de ver o quanto elas eram capazes. Percebemos que elas ficaram bastante preocupadas com a questão ambiental. É muito mais fácil desenvolver a sensibilidade e o amor pela natureza em uma criança. Se fizermos isso, sabemos que teremos uma geração mais preocupada com o meio ambiente.

Diário de Inovações_internaArquivo pessoal

Enquanto trabalhávamos o projeto, em todo momento, reforçamos que eles precisavam manter a escola limpa e não deveriam desperdiçar alimentos. Essa preocupação passou fazer parte da rotina deles, tanto que começaram a reproduzir esse comportamento em casa e fiscalizar o que os adultos faziam.

Com o teatro pudemos trazer a família para mais perto da escola. Muitos pais vieram nos elogiar depois da apresentação da peça e contaram que estavam dispostos a ajudar no que fosse preciso. Eles falaram que querem se envolver mais com a escola.

Estamos programando apresentar essa peça para outras escolas do bairro. O trabalho não acabou aqui. Essa mensagem ainda precisa ser levada adiante porque não é um programa que acaba lá na escola.

 

 

 


Ana Jakelline Silva

Formada em letras (Universidade Federal do Maranhão) e pedagogia (Universidade Estadual do Maranhão), tem pós-graduação em psicopedagogia (Universidade Estadual do Maranhão). É professora de língua portuguesa e língua inglesa, no ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino do Maranhão. Há 11 anos atua como coordenadora pedagógica na rede municipal.

TAGS

aprendizagem baseada em projetos, ensino fundamental, sustentabilidade, uso do território

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x