O único município que adotou o “Escola sem Partido” - PORVIR

Saiu na Mídia

O único município que adotou o “Escola sem Partido”

por Redação ilustração relógio 13 de setembro de 2016

Depois de muita polêmica e até uma consulta pública (que, atualmente está com 182 mil votos a favor e 195 mil votos contra), o Programa Escola sem Partido continua sendo assunto nas escolas. Dessa vez, a polêmica tomou conta de escolas do município Santa Cruz do Monte Castelo, com 8 mil habitantes, localizado no norte do Paraná. Foi o único município brasileiro a colocar o programa em prática, depois desse ter sido aprovado pela câmara municipal em 2014.

Desde do início de 2015, os professores têm sido orientados sobre como se posicionar em sala de aula. Segundo a secretaria municipal de Educação do município, Valdevina da Cunha Guerreiro, “o professor do primário não questiona política ideológica ou religião. Fica neutro”.

Com a proximidade das eleições municipais, a implementação da lei ainda é devagar. Entretanto, algumas mudanças, como proibição de figurinhas de propaganda de políticos, já estão em vigor.

A professora e secretária educacional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, Walkíria Olegato Mazeto, afirma que a lei deu origem a um movimento chamado “Endireita Londrina”. Formado por um grupo de advogados, eles incentivam que pais denunciem conteúdos ministrados por professores em sala de aula. As principais denúncias são relacionadas à questão de gênero, além de questionar ideais de teóricos de esquerda.


Leia a matéria original em Terra

TAGS

ensino fundamental

Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se