Curso online ajuda professores a usar tecnologia - PORVIR
Crédito: Ermolaev Alexandr / Fotolia.com

Como Inovar

Curso online ajuda professores a usar tecnologia

MOOC da Universidade de Toronto, com legendas em português, discute temas como pedagogia focada no aluno e investigação

por Redação ilustração relógio 2 de julho de 2015

A Universidade de Toronto deu início neste mês de julho a um curso no site Edx para ajudar professores no uso de tecnologia na sala de aula. Realizado no formato MOOC (sigla em inglês para curso online gratuito e massivo), as aulas são dedicadas a educadores ligados às áreas de ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática. Os conteúdos em vídeo terão legendas em português.

O Teaching with Technology and Inquiry (Ensinando com Tecnologia e Investigação) teve início nesta quarta-feira (1º) pela Universidade de Toronto em parceria com a UTS (University of Toronto Schools), uma escola vinculada à universidade. Esse trabalho conjunto busca ligar academia e práticas da sala de aula para prover uma visão mais ampla das possibilidades de educar usando tecnologias e investigação.

Segundo Jim Slotta, pesquisador em tecnologia na educação da universidade, “todos reconhecem o potencial que a tecnologia e as mídias digitais têm a oferecer para a educação. Entretanto, o professor que resolve adotar essas ferramentas em sala de aula precisa de apoio”.

O MOOC foi projetado para suprir essa necessidade, além de criar uma comunidade colaborativa, onde os trabalhos podem ser partilhados de acordo com área de interesse dos professores e faixa etária de seus alunos. Os pontos positivos e negativos do processo também podem ser expostos, com o objetivo de construir conhecimento coletivo e orientar as práticas educacionais.

O curso é organizado em seis grandes temas que refletem aspectos importantes sobre ensinar, pesquisar e tecnologias. São eles: pedagogia centrada no aluno e investigação, elaboração de atividades e avaliações, aprendizado colaborativo, dispositivos móveis, co-construção de conhecimento e atitude investigativa. Para cada um desses temas, Jim fará uma apresentação teórica e depois Rosemary Evans, a diretora da UTS, irá mostrar a aplicabilidade na escola, com foco no papel do professor.

Para aqueles que desejarem se aprofundar, no final de cada semana, o grupo de educadores responsável pelo curso irá apoiar grupos de criação de conteúdo, onde os inscritos desenvolverão atividades conjuntas, de acordo com as áreas de interesse.

Com duração de oito semanas, as aulas requerem dedicação de três a cinco horas semanais. O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo site do Edx.


TAGS

ciências, cursos, edx, formação continuada, mooc, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

8 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
8
0
É a sua vez de comentar!x