O uso da linguagem do cinema para unificar disciplinas - PORVIR

Saiu na Mídia

O uso da linguagem do cinema para unificar disciplinas

por Redação ilustração relógio 10 de setembro de 2015

Alguns colégios particulares de São Paulo estão adotando uma nova estratégia para projetos interdisciplinares: o uso da linguagem de documentários e de técnicas de cinema. A ideia é unificar as disciplinas no estudo de um mesmo tema.

Para isso, os alunos devem se sentir familiarizados com a linguagem visual. Eles assistem aos clássicos, aprendem como fazer roteiros, entrevistas, filmagens e edições do material.

No colégio Santo Américo, na zona Oeste de São Paulo, os estudantes devem escolher temas polêmicos e atuais e, divididos em grupos, criar documentários que ilustrem a situação e envolvam disciplinas como história, geografia, português e redação. Segundo o coordenador pedagógico do ensino fundamental 2 da escola, José Ruy Lozano, trabalhar com cinema envolve múltiplas inteligências. “Aprende não só o aluno que gosta de pesquisa, mas o que prefere a escrita, a linguagem audiovisual”. Segundo os estudantes, o projeto possibilitou um contato mais próximo com a cidade e com as realidades enfrentadas, como a violência em festas e baladas de jovens, o tema do documentário de uma das alunas.


Leia a matéria original em O Estado de São Paulo

TAGS

cinema, educomunicação, ensino fundamental, interdisciplinaridade, uso do território

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x