Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

crédito Kytalpa / Fotolia

Inovações em Educação

USP e Veduca lançam primeiro Mooc da América Latina

Cursos são de física mecânica básica e probabilidade e estatística; alunos que forem aprovados em exame presencial terão certificado

por Patrícia Gomes 10 de junho de 2013

A Universidade de São Paulo e o portal Veduca lançam, nesta semana, o primeiro Mooc (cursos virtuais, gratuitos e de nível superior) da América Latina. Os cursos serão ministrados por professores da instituição e veiculados pela plataforma. Por enquanto, as duas disciplinas previstas são física mecânica básica e probabilidade e estatística. O lançamento, marcado para o próximo dia 12, coloca o Brasil no centro de um movimento internacional que tem mexido com a educação superior, em que universidades tradicionais oferecem gratuitamente aulas para milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.

Tradicionalmente, os brasileiros estão entre os mais assíduos em plataformas como o Coursera – lançado pelas universidades de Stanford, Michigan, Pennsylvania e Princeton – e edX – iniciativa de Harvard e MIT. Mas, até agora, não havia uma instituição de nível superior brasileira que oferecesse aulas gratuitas e virtuais de forma massiva para qualquer interessado. Os professores que assumem a responsabilidade de começar são Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação e responsável pela disciplina de física, e a dupla Melvin Cynbalista e André Leme Fleury, que dará aula de estatística no Departamento de Engenharia de Produção.

“Buscamos professores interessados em participar. Com o anúncio, outros professores e até outras universidades já demonstraram interesse em oferecer cursos”, afirma Eduardo Zancul, sócio do Veduca. Algumas instituições – como a Unicamp, a Unesp e a própria USP – já haviam dado passos no sentido de oferecer videoaulas, animações e outros materiais para consulta por meio de seus sites. Os Moocs, no entanto, dão um passo além, uma vez que os alunos são inscritos numa disciplina com começo, meio e fim, com exercícios a completar e grupos com os quais deverão interagir. “Nós dividimos aulas longas em vídeos menores, com quizzes no meio. Em breve, teremos um chat ao vivo para os alunos que estão on-line”, diz Zancul.

“O que vamos atestar é que aquele estudante tem um conhecimento compatível com o que se espera em física básica. Esperamos que universidades particulares possam usar essas aulas”

Os cursos que entram no ar na semana que vem terão entrada contínua. Isso quer dizer que, a qualquer momento, um interessado em estudar física mecânica básica poderá se inscrever no curso (não haverá período fixo de inscrição). “Mas se ele ficar duas semanas sem aparecer, nós mandamos um email lembrando”, afirma o empreendedor. Ao cumprir todas as aulas e atividades, os alunos deverão fazer uma prova presencial na USP para conseguir um certificado de conclusão. “O que vamos atestar é que aquele estudante tem um conhecimento compatível com o que se espera em física básica. Esperamos que universidades particulares possam usar essas aulas”, afirma Bagnato.

Para o professor de física, oferecer a melhor formação possível para qualquer interessado é interesse de todos, uma vez que contribui para o desenvolvimento do país. “Se tivermos 15.000 inscritos e só 1.000 terminarem, teremos 1.000 pessoas a mais bem formadas. Todo mundo ganha com isso”, afirma Bagnato. Em seu curso, o físico prevê também o lançamento de kits de “ciência na prática”, que poderão ser comprados on-line para complementar a formação oferecida pelo Mooc. “Não temos como oferecer esse material de graça. Com ele, o aluno faz a prática e submete o relatório. Isso é diferente de tudo que já foi oferecido”, garante.

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo é tida como a melhor universidade do país por vários rankings internacionais, como pelo QS World University. Já o Veduca foi um portal surgido no ano passado com o intuito de legendar para o português videoaulas de grandes professores de universidades de renome com o objetivo de “democratizar a educação de alta qualidade no Brasil”, como afirmam em seu site. Ao longo de 2012, a plataforma foi crescendo e hoje já conta com mais de 5.000 vídeos assistidos mais de 172 milhões de vezes. No início do ano, o portal chamou a atenção de um grupo internacional recebeu um aporte financeiro do grupo editorial inglês Macmillan.

TAGS

coursera, educação online, edx, mooc, videoaulas

  • Marcos Rachid

    “Com o anúncio, outros pofessores e até outras universidades” – Erro: pofessores

    Apesar disso, magnífica a matéria, sem palavras. Uma iniciativa de ponta. E o melhor, vinda do Brasil.

    • por Vagner de Alencar

      Obrigado pelo toque e elogio, Marcos. Já atualizamos lá.

      Abraços,
      Vagner de Alencar

  • Louvável,louvável,louvável,irei participar!

  • onde e como faço minha inscrisção?

  • Juliana D. Teodoro

    Podem se inscrever alunos ainda no ensino médio?

  • Airton Coltro Botas

    Parabéns!
    Excelente, isso é coisa vinda de verdadeiros homens.
    Airton

  • Ednei S. Fernandes

    Boam dia, Antes de mais EXCELENTE.

    Gostaria de saber como me inscrevo?

    Grato!!

  • Enfim, caminhamos para a ideia de que não precisamos mudar, mas sim: transformar a educação, sem abandonar as formalidades, todavia, interagir com elas.

  • osvaldo farkas

    Boa tarde, ótimo, mas como me escrevo no curso de mecanica basica?

  • sergio

    Quero participar com certeza,o conhecimento adquirido nunca é suficiente,nossa vida é como
    a palma de nossa mão,onde o dedo maior é o topo,o homem que achar que chegou ao topo de sua vida, o passo seguinte para qualquer lado que ele der é para baixo,por isso sempre devemos estabelecer novas metas em nossas vidas.

  • Karla Maura

    Bom dia.

    Primeiramente, quero parabenizar o site pela importância que dá à educação em todos os níveis. Depois quero parabenizar a iniciativa de incentivar o estudo a distância com cursos gratuitos e de qualidade. Recentemente tomei conhecimento pelo Porvir de um curso de lingua portuguesa, através do MOOC também. O curso terminou na semana passada, foi excelente. Só estranho a USP ser a primeira da América Latina a oferecer. Pensei que o curso promido anteriormente também tivesse sido na América Latina, através do professor João Mattar e da ABMES, na plataforma Redu.

  • Ramon

    How much hype about Brazil… Great country but I think you should bring your tone down. As pointed out in other places where this virulent note has hit, many other LA countries have started their own MOOC efforts a while ago, e.g. the National University of Mexico (UNAM) who even has their own Coursera portal https://www.coursera.org/unam A little bit of research would have told you this. Shame on you.

  • Paula Martins

    Desejo fazer o curso de probabilidade e estatística. Como fazer a inscrição?

  • Thamires

    Desejo fazer o curso de probabilidade e estatística. Como fazer a inscrição?

  • Hinata

    Quem não está fazendo curso superior pode fazer?

  • Alessandro Gomes

    Olá bom dia,
    sou de Recife-PE, será que haveria alguma possibilidade de realizar a prova presencial em minha cidade?
    outra dúvida: o curso de Estatística é reconhecido pelo MEC?
    abraços

    • Paulo Soares

      Prezados

      Parabéns pela iniciativa.
      Sou de Recife e gostaria de fazer os cursos na área de computação.
      A minha dúvida é em relação as aulas presenciais e o certificado, e também em relação ao MEC.?

      Grato

  • Ana Maria

    please…
    o curso pode ser para qualquer pessoa ou só para quem esta na universidade?

  • Raquel Morais de Oliveira

    Gostaria de saber se este programa inclui a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a UEMA faz parceria com a USP em relação ao “Veduca”

  • Pingback: O que esperar da universidade até 2020 | PORVIR()

  • Pingback: USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito | PORVIR()

  • Claudir Silva

    Olá
    gostaria de saber onde encontrar a relação completa de cursos oferecidos, como se inscrever e como acompanhar os estudos. Grande abraço

  • Pingback: Veduca lança MOOC em parceria com a ONU | PORVIR()

  • Silvanice Alexandre Pereira

    Os cursos on-laine capacitam e qualificam melhor o desempenho do aluno. aprimorando o aprendizado.

  • JOSE CARLOS FELIX

    GOSTARIA DE RECEBER E-MAIL POIS QUERO FAZER O CURSO COM CERTEZA VAI SER MUITO BOM E ACRESCENTARÁ MUITO EM MEU CURRICULUM.

  • vivian

    quero saber como faço para acessar o curso ?
    para me matricular e começar ?
    tens como mandar o site ?
    grata!