Veduca lança Mooc em parceria com a ONU - PORVIR
mickey hoo / Fotolia.com

Inovações em Educação

Veduca lança Mooc em parceria com a ONU

Programa on-line sobre energias renováveis terá sete módulos e oferecerá certificação grátis

por Redação ilustração relógio 3 de junho de 2014

A plataforma brasileira de ensino on-line Veduca comemora a semana do meio ambiente com o lançamento de um novo curso especializado em Energias Renováveis. As inscrições para o treinamento aberto e gratuito podem ser feitas a partir desta terça-feira (3) pela internet.

O Mooc (sigla, em inglês, para Massive Open Online Courses) foi desenvolvido a pedido do Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe, da Onudi (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), por um grupo de instituições espanholas formado pela Universidade de Salamanca, Universidade Politécnica de Madri, Centro de Investigações Energéticas, Ambientais e Tecnológicas e pela Fundação Centro de Educação a Distância para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.

Por incentivo das Nações Unidas, o curso será aplicado em português para disseminar pesquisas sobre energias renováveis na América Latina. A ideia é aumentar o número de profissionais e estudantes capacitados na área.

“A carência de profissionais e cursos voltados para desenvolvimento de energias renováveis é um dos maiores desafios para que a região consiga cumprir as metas de sustentabilidade estabelecidas pela ONU para 2030”, diz Gustavo Aishemberg, representante da ONUDI no Brasil e diretor do Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe.

O curso é dividido em sete módulos – Energia e Mudanças Climáticas, Energia Mini Eólica, O Biogás, Pequenas Usinas Hidrelétricas, Energia Solar Fotovoltaica, Energia Solar Térmica e Eficiência Energética em Edifícios – e oferecerá certificação para cada um deles.

“O aluno contará com diversas ferramentas para melhorar sua experiência de aprendizagem on-line, como um caderno virtual e o fórum de discussão do curso, por onde podem trocar informações e interagir com outros estudantes”, diz Carlos Souza, CEO do Veduca.

Para receber a certificação emitida gratuitamente pela ONUDI e pelas universidades que criaram o programa, os alunos deverão passar por uma avaliação on-line de quantos módulos desejarem.

Desde março de 2012, o Veduca ofereceu mais de 5.700 aulas de 21 das melhores instituições de ensino do mundo, como Harvard, Stanford, Yale, MIT, Berkeley, ONU, USP, Unicamp, Unesp e UnB. A plataforma foi pioneira no Brasil a lançar cursos MOOC, um modelo de educação virtual que amplia o alcance a cursos de ensino superior.


TAGS

mooc, sustentabilidade, tecnologia, veduca

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

3 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
3
0
É a sua vez de comentar!x