10 planos de aula sobre Projeto de Vida para você usar agora mesmo
Crédito: cottonbro/Pexels

Inovações em Educação

10 planos de aula sobre projeto de vida para você usar agora

Projeto de Vida se tornou um dos principais temas a serem tratados na sala de aula. Confira esses planos de aula

por Ruam Oliveira ilustração relógio 1 de julho de 2022

Projeto de vida é um tema que tem aparecido cada vez mais na rotina dos docentes e tem feito sucesso no Porvir desde quando publicamos os primeiros infográficos sobre as mudanças no ensino médio. Fazer com que os estudantes pensem a respeito do seu futuro e sobre quem são é uma tarefa que não deve mais ser ignorada pelos professores e deve fazer parte de todo o planejamento curricular das escolas. 

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Muitas vezes, planejar a aula pode ser um trabalho que exige muitos dos professores. Mas não precisa ser assim sempre. O Planejador de Aulas, plataforma desenvolvida pelo Porvir e pelo Instituto iungo, reúne diversos planos de aulas criados por uma comunidade de educadores espalhados pelo Brasil e que podem ser utilizados por qualquer um. 

Para baixar

Baixe infográfico: Os vinte anos da Lei 10.639

ACESSAR

Jogo de tabuleiro sobre a Lei 10.639 para uma educação antirracista

ACESSAR

Baixe infográfico: As 10 Competências Gerais da BNCC

ACESSAR

Separamos alguns destaques para você:

Ensino Fundamental

Sustentabilidade e projeto de vida

Este plano incentiva os estudantes a refletirem e criarem conexões sobre as transformações que ocorrem ao redor deles ao longo de toda a vida. Por meio de um texto e painel a ser construído no Padlet, a turma tem contato com a temática dos impactos ambientais causados pelo ser humano e como o modo de vida de cada um influencia o mundo.

A Linha do Tempo na História e na Vida

Para compreender os desafios da formação da sociedade, os estudantes são incentivados a observar a linha do tempo da História humana, observando fatos relevantes de maneira cronológica. Junto a este exercício, há um outro em que os estudantes olham para a própria história e linha do tempo para entender o peso desses fatos na própria trajetória.

A Favela Carioca: Energia e Cultura

Para tratar sobre projeto de vida com os estudantes às vezes é necessário rever histórias. Esse plano de aula sugere esse caminho: o de ver como determinadas construções impactaram na vida e destinos de comunidades e famílias.

Comunicação Não Violenta (CNV) nos projetos de vida (PV)

A partir de conceitos da comunicação não violenta, este plano explora caminhos para a elaboração dos projetos de vida. A turma se vê incentivada a observar problemas sociais, tais como desigualdade e violência. 

Projeto de vida profissional

Este plano de aula é para incentivar os estudantes a olharem para seu futuro na carreira profissional, de maneira a entender a profissão não apenas como fonte de renda, mas como meio de desenvolvimento pessoal. 

Jovens estudantes conversando em uma mesa arredondada
Jacob Lund / Canva

Ensino Médio

Incentivando projetos de vida: seu futuro depende das suas ações no presente

Este plano de aula foca no autocuidado, autoconhecimento, responsabilidade afetiva e social, criatividade e autonomia. Conhecendo a si mesmo o estudante pode entender suas limitações e também reconhecer habilidades. Também incentiva os alunos a trabalharem em grupo e mostra como gerenciar conflitos. 

Glossário do desenvolvimento pessoal

Aqui, este plano visa discutir os aspectos importantes da vida de maneira a criar coletivamente um glossário de atributos que colaboram com um projeto de futuro. 

Semáforo do comportamento

Aqui a professora sugere trabalhar autoavaliação e o autoconhecimento por meio de uma organização e orientação dos planos que os estudantes desejam concretizar ao longo da vida.

Planejando o amanhã: perspectivas de tempo futuro

Aqui os estudantes refletem sobre sonhos, motivações e interesses. Dessa maneira eles podem pensar sobre o futuro e definir metas de curto, médio e longo prazo e como alcançá-las. As atividades propostas podem ser feitas de maneira individual ou coletiva, sempre colocando o aluno como protagonista da ação. 

Projeto de vida: Meu Mundo

Trabalhando sonhos e expectativas para o futuro, este plano de aula incentiva os estudantes a olharem para si mesmos de maneira a enxergar de forma significativa o lugar que ocupam no mundo. 

O Planejador de Aulas é uma plataforma gratuita com dezenas de planos de aulas produzidos por educadores e educadoras de diversos locais do país. Os planos são divididos entre etapas do ensino, competências, temas e dimensões alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Educadores podem criar e disponibilizar individualmente seus planos de aula ou criar e compartilhar em conjunto com outras pessoas. 

Acesse: https://planejadordeaulas.org.br/


TAGS

competências para o século 21, ensino fundamental, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

14 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
14
0
É a sua vez de comentar!x