12 ferramentas para criar histórias em quadrinhos com os alunos - PORVIR
Crédito: Oleksandr Todorov/iStock

Inovações em Educação

12 ferramentas para criar histórias em quadrinhos com os alunos

Confira uma seleção de recursos para incentivar a produção autoral de histórias, incluindo cenários, personagens e muitos balõezinhos

por Redação ilustração relógio 25 de agosto de 2016

ilustração atualização Atualizado em 30 de janeiro de 2023

Criar histórias em quadrinhos é uma forma divertida e criativa que professores podem utilizar como recurso para ensinar aos alunos sobre histórias, personagens e narrativas. Esse tipo de recurso também ajuda a desenvolver habilidades artísticas, de escrita, pensamento crítico e imaginação.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Se você é um professor que procura encontrar novas maneiras de desenvolver a criatividade dos alunos em sala de aula, confira essas 12 ferramentas para criar histórias em quadrinhos. A lista acaba de ser atualizada pelo Porvir. Além de texto, os sites e ferramentas permitem adicionar voz e fotos, o que torna a atividade ainda mais divertida e personalizada. Confira!

Animaker

Que tal desenvolver personagens e histórias em vídeo? Essa é a proposta do Animaker: criar desenhos animados. Com uma página em português, o site oferece uma vasta biblioteca com imagens diversas, planos de fundo, efeitos sonoros e legendas. Há um plano gratuito disponível – estudantes e professores podem entrar em contato com o suporte para conversar sobre os preços dos demais pacotes.

Book Creator

Para criar livros digitais, a ferramenta Book Creator é uma ótima pedida tanto para estudantes quanto para professores. Para quem quer desenvolver histórias em quadrinhos, há uma série de recursos (adesivos, formatos de balões, planos de fundo e fontes divertidas). Apesar de o site ser em inglês, o professor Edson Thó Rodrigues montou um tutorial bem detalhado em português, ensinando como escolher os painéis, os formatos de falas e pensamentos e os melhores enquadramentos. 

Canva

Entre as diversas funcionalidades oferecidas pelo Canva, está a opção das histórias em quadrinhos. Basta escrever “quadrinhos” na busca para que apareçam modelos prontos ou tirinhas em branco. Você pode escolher o formato da impressão (há templates para atividades em A4) e também criar usando tamanhos próprios das redes sociais. 

Vyond

“Você está pronto para criar vídeos dinâmicos?” Este é o slogan do Vyond, com uma proposta bem semelhante a do Animaker. Ele reúne uma série de templates prontos. É possível realizar login via Google ou Office 365 e experimentar a plataforma gratuitamente: assim que o usuário se conecta, passa por um tutorial dinâmico sobre a ferramenta. O site é todo em inglês.

Comica

Comica é um aplicativo gratuito para celular, é possível transformar, por meio de filtros, fotos reais em desenhos que ganham, na sequência, quadrinhos ou animações. O app também permite a inserção de balões de fala e pensamento e adesivos com onomatopeias.

Pixton

Pixton permite criar e compartilhar histórias em quadrinhos com diferentes opções de cenários, personagens e expressões. A Pixton também oferece opções de contas para escolas e professores, que contam com um espaço privado para reunir alunos, criar quadrinhos em grupos, gravar narrações e até mesmo trabalhar com ferramentas de avaliação.

Relacionadas

O potencial das histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino

ACESSAR

‘A leitura de quadrinhos leva sempre a outros tipos de leitura’

ACESSAR

Com história em quadrinhos e humor, professora conecta inglês e biologia

ACESSAR

StoryboardThat

StoryboardThat oferece diversos cenários para criar histórias em quadrinhos. Em cada cena é possível adicionar balões de falas, objetos e personagens – já coloridos ou apenas o contorno, para imprimir e colorir a mão.

GoAnimate

Para quem deseja dar vida aos quadrinhos, o site GoAnimate ajuda a montar pequenas animações. Ele oferece personagens, cenários e objetos prontos para serem personalizados por professores, alunos e outros usuários.

Make Beliefs Comix

A Make Beliefs Comix permite a criação de histórias em quadrinhos, coloridas ou em preto e branco,  com até 18 cenas. No site estão disponíveis diversos objetos, balõezinhos de fala e personagens com diferentes expressões faciais.

Witty Comics!

A Witty Comics! permite a criação de quadrinhos com até três cenas e dois personagens. Apesar de mais limitado, o site é simples e prático de ser usado para criar histórias com mais facilidade.

Stripcreator

Stripcreator possibilita criar e compartilhar histórias curtas, com até três quadrinhos. No site, o usuário consegue escolher entre diversos personagens e cenários para montar a sua tirinha e compartilhar a sua criação.

Pencil

Para professores e alunos que desejam criar suas próprias ilustrações, o Pencil pode ser uma boa solução. Desenvolvido para possibilitar a elaboração de desenhos à mão e no estilo cartoon, ele é considerado uma alternativa para criar animações em 2D de forma simples.


Stories

ilustração atualização Atualizado em 30 de janeiro de 2023


TAGS

educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

25 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
25
0
É a sua vez de comentar!x