8 ferramentas para facilitar a vida do professor - PORVIR
Crédito: ellagrin / Fotolia.com

Como Inovar

8 ferramentas para facilitar a vida do professor

Porvir reuniu aplicativos e plataformas gratuitas que ajudam educadores na otimização do tempo, elaboração de aulas e organização de tarefas

por Marina Lopes ilustração relógio 23 de dezembro de 2015

Só quem é professor sabe quanto tempo costuma ser gasto para gerenciar a classe, elaborar aulas e corrigir provas. Na onda de promessas de final de ano e expectativas para o novo, será que essas atividades não poderiam ser mais eficientes e menos trabalhosas? Pensando nisso, o Porvir aproveitou este período para reunir dicas de aplicativos e plataformas gratuitas que podem ajudar a otimizar as tarefas diárias realizadas pelos educadores.

Confira a lista:

Starline SGP
A plataforma otimiza o tempo do professor com um sistema de gestão de provas que faz a correção automática de questões objetivas e oferece relatórios com o desempenho dos alunos. Dentro da ferramenta é possível criar um banco de questões e montar o layout da avaliação.

Evernote
Disponível para todos os dispositivos, a ferramenta ajuda a organizar tarefas, ideias e até mesmo aulas. Na versão gratuita, também é possível salvar páginas da web, trocar mensagens e acessar anotações em todos os computadores ou celulares utilizados.

GoConqr
Reúne diversas ferramentas que ajudam a criar conteúdos mais atrativos, incluindo mapas mentais, quizzes, flashcards, slides e anotações. Ao fazer uma conta no site, o professor consegue cadastrar suas disciplinas e organizar atividades. Entre outras funcionalidades, também existe a possiblidade de criar grupos de estudos e compartilhar materiais com os alunos.

Remind
O aplicativo melhora a comunicação entre professores, pais e alunos, evitando o tempo gasto para escrever comunicados sobre lições e avaliações na agenda de cada estudante. A ferramenta também possibilita enviar imagens, arquivos, vídeos e mensagens de voz.

Escola Digital
Plataforma gratuita reúne mais de 4 mil objetos digitais de aprendizagem, que podem ser pesquisados por componentes curriculares, nível de ensino e tipo de mídia. A Escola Digital traz diversas opções de vídeos, animações, games, infográficos, simuladores e outros recursos que ajudam a dinamizar o aprendizado dentro e fora da sala de aula.

Google Apps for Education
Ferramentas de produtividade que incentivam a colaboração em sala de aula, incluindo editores de texto, agendas, chamadas em vídeo, entre outros. O pacote também conta com o aplicativo Google Sala de Aula, que possibilita o gerenciamento de classes, controla a distribuição de atividades e facilita interação com os alunos.

Nearpod
Com ferramentas que permitem criar apresentações, compartilhar conteúdos e acompanhar o desempenho dos alunos, a plataforma torna o celular um aliado dentro da sala de aula. Além de facilitar a produção de aulas multimídias, o aplicativo também consegue acompanhar os dispositivos dos alunos e receber respostas em tempo real.

Zaption
A plataforma ajuda a transformar vídeos em experiências de aprendizagem ativa. É possível utilizar imagens existentes em sites como o YouTube ou Vimeo, entre outros, para adicionar informações, quizzes e fotos. Um dos diferenciais da ferramenta é oferecer dados, de simples compreensão, sobre a interação do público com o conteúdo.


TAGS

aplicativos, dispositivos móveis, tecnologia

4
Deixe um comentário

avatar
500
3 Comentários ao conteúdo
1 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
4 Autores
LidianeHenrique SáPedro PereiraDavid Galisteo Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
David Galisteo
Visitante
David Galisteo

Boa lista! Incluiria Genial.ly, se estam interessados na inovação educativa através dos conteúdos interativos, Genial.ly é a sua ferramenta, eu recomendo que a experimentem.

Henrique Sá
Visitante
Henrique Sá

No meu ensino médio usei o https://www.silabe.com.br na escola e gostei bastante! Nele o professor preparava a aula da forma que queria e disponibilizava online para gente estudar em casa e depois aproveitávamos o tempo de aula pra fazer atividade, trabalhar projetos, discutir temas, era bem legal! Fora as atividades online que eram corrigidas na hora, recomendo!

Lidiane
Visitante
Lidiane

Bom dia! Na plataforma, tem a opção de fazer vídeo chamada?

Pedro Pereira
Visitante
Pedro Pereira

Amei a lista! Uso o Evernote na faculdade e é maravilhoso! Comecei a dar algumas aulas nuns cursos que tinha na minha faculdade, mas não tinha prática nenhuma. Achei essa plataforma aqui: http://praticaseducacionais.com.br que me ajudou bastante viu! Fica aí a dica ;D (eles mandam o conteúdo direto no whatsapp <3<3<3)