lista
Quando o assunto é educação popular, é preciso falar de: 1 - Paulo Freire e a proposta de transformação social por meio da educação 2 - Movimentos sociais e emancipatórios da América Latina
Com o apoio da pedagoga Alessandra Rodrigues dos Santos, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentamos alguns dos principais pensadores latino-americanos da educação popular.
Simón Rodriguez (1769-1854), educador e político venezuelano, deu aulas para Simón Bolívar e é tido como precursor da educação popular na América.
José Martí (1853-1895), político e professor cubano, tido como herói nacional pelo papel na libertação do país do domínio espanhol.
Nísia Floresta (1810-1885), pioneira do feminismo brasileiro e latino-americano.
María Luisa Dolz y Arango (1854-1928), pedagoga e feminista cubana, pioneira na educação de mulheres e jovens do país.
Orlando Fals Borda (1925-2008), acadêmico colombiano, teórico da pesquisa-ação participativa.
Carlos Núñez Hurtado (1942-2008), considerado o pai da educação popular no México.
Oscar Jara, peruano radicado na Costa Rica, sociólogo.
Carlos Rodrigues Brandão, também amigo de Paulo Freire, psicólogo e mestre em antropologia social.
Moacir Gadotti, aluno e amigo de Paulo Freire, presidente de honra do Instituto Paulo Freire.
"A tarefa pedagógica mais importante é difundir uma nova visão do mundo, buscando elevar o pensamento popular ao nível de uma concepção coerente, orgânica e operativa."
Osmar Fávero, professor emérito da Universidade Federal Fluminense.
Fonte: Alessandra Rodrigues dos Santos Consultoria: Janaina Abreu e livro "Educação de Alma Brasileira" Texto: Ana Luísa D'Maschio e Marina Lopes Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, Igor Sperotto, Instituto Paulo Freire, Wikipedia e reprodução do YouTube Data de publicação: 30/01/2023