Como inovar
CONTEÚDO EM PARCERIA COM O PROGRAMA ESCOLAS CRIATIVAS
Mapeadas a partir da experiência do Programa Escolas Criativas no Brasil, as Dimensões de uma Escola Criativa são formadas por aspectos que norteiam rotinas de reflexão.
Esses aspectos ajudam a desenhar estratégias para tornar a escola um lugar cada vez mais relevante, mão na massa e inclusivo.
3. Integração Curricular 4. Desenvolvimento Profissional 5. Engajamento Comunitário 6. Adaptação de tempo e recurso 7. Apropriação das tecnologias 8. Acompanhamento e reflexão 9. Diversidade, Equidade e Inclusão
No centro do sistema, estão os estudantes, como agentes do processo de aprendizagem, e a prática docente, que cultiva a curiosidade dos alunos e favorece a construção de novos saberes.
A experiência do estudante é central para uma escola criativa. Os interesses dos alunos devem ser o motor das oportunidades criadas para que eles possam se expressar e aprender.
No lugar de impor a padronização, o Programa Escolas Criativas busca práticas docentes que priorizam a colaboração, a inventividade e a criatividade local.
Na escola criativa, os planos de aula para determinado conteúdo curricular são elaborados e implementados a partir dos princípios fundamentais da aprendizagem criativa, como os 4Ps (projetos, paixão, pares e pensar brincando).
No lugar de impor a padronização, o Programa Escolas Criativas busca práticas docentes que priorizam a colaboração, a inventividade e a criatividade local.
A exploração dos princípios da aprendizagem criativa e sua aplicação demandam formação permanente, desde a sensibilização até a criação de novas atividades pedagógicas.
A transformação em prol da aprendizagem criativa requer um movimento inspirador e engajamento de forma participativa, considerando a identidade com o contexto local e suas pessoas.
Mudanças no espaço físico da sala de aula e nos espaços coletivos da escola, que promovem a participação e a iniciativa são grandes catalisadores de aprendizagem criativa.
O Programa Escolas Criativas propõe uma visão bem ampla em termos de "tecnologia", considerando desde uma impressora 3D até um conjunto de lápis de cores e outros materiais que podem promover a criação, a colaboração e o compartilhamento.
A aprendizagem criativa ganha força nos momentos de reflexão. A avaliação não significa punição, mas uma oportunidade de entender o estado atual das coisas e calibrar as intervenções.
A valorização da diversidade étnico-racial, socioeconômica, de gênero e orientação sexual (entre outras) pode ser construída quando as pessoas são recebidas e celebradas nas suas diferenças.
E siga o Programa Escolas Criativas nas redes sociais para novidades @programaescolascriativas
Roteiro: Ana Luísa D'Maschio Arte: Ronaldo Abreu Crédito de imagens: Freepik, DepositPhotos, RBAC/Divulgação Data de publicação: 04/07/2023