Como inovar

Como desenvolver a autonomia dos estudantes?

Uma das tarefas esperadas desempenhadas pelos estudantes ao longo  da adolescência é a

AUTONOMIA

De maneira objetiva, trata-se da habilidade para pensar, sentir, tomar decisões e agir por conta própria. A autonomia pode ser expressa de forma atitudinal, cognitiva, funcional ou emocional.

Mas…  Como definir autonomia?

Confira 3 condições para que iniciativas de participação sejam valorizadas pelos jovens e adolescentes.

1. Possibilitar a ação em contextos próximos e na vida cotidiana, para que sejam vislumbradas mudanças concretas nos espaços conhecidos.

3. Levar em consideração as condições sociais e psicológicas de crianças e adolescentes, para que eles reconheçam tal contexto como de participação.

2. Deixar claros os métodos e os objetivos da atividade, para que se possa aprender, participar e, até mesmo, modificar a proposta inicial.

Pensar em autonomia é também ensinar sobre finanças e consumo.

A busca por trabalho e dinheiro está intimamente ligada ao desejo de consumir.

As juventudes estão amplamente imersas no universo das marcas. A própria formação da identidade dos adolescentes é, em muitos casos, permeada pelo consumo: marcas e objetos de desejo projetam a identidade que ele pretende construir.

Desenvolver iniciativas de educação financeira é fundamental para preparar os estudantes para encarar os diferentes desafios da vida nessa área.

A partir desta temática, a escola tem a oportunidade de orientar os alunos sobre como lidar com seu potencial de consumo para direcioná-los a escolhas conscientes e um uso mais sensato do dinheiro.

Explorar a questão financeira também é uma maneira de tratar sobre a autonomia com os estudantes, ensinando-os  a planejar, organizar e agir de forma mais assertiva nas escolhas.

O desenvolvimento de competências nessa área tem muita aderência junto aos alunos, que já buscam desenvolvê-las por outros meios, como a internet e até mesmo cursos presenciais.

Este também pode ser o mote para fazê-los pensar sobre o trabalho

O estímulo para se mais autônomos nessa área pode ser dado com o apoio de projetos de vida. É uma chance de mostrar o que eles têm à disposição e prever os desafios, os conhecimentos e expertises necessárias para tornar realidade o plano futuro.

Conteúdo desenvolvido a partir de materiais da Plataforma Faz Sentido

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Porvir Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock. Data de publicação: 09/10/2023