A lei se aplica aos estudantes, enquanto professores e funcionários podem usar o celular para fins pedagógicos ou administrativos. Toda a comunidade escolar deve adotar um uso consciente da tecnologia
O professor também não poderá usar o celular? E os funcionários?
Como o estudante poderá se comunicar com seus responsáveis durante o período escolar?
A escola pode orientar que se estabeleça um horário e local de encontro na entrada e saída, além de informar estudantes e familiares sobre o telefone para contatos urgentes. Em casos de urgência, o uso do celular é permitido, e a escola deve definir uma estratégia de acesso aos aparelhos.
O celular não é parte da sociedade digital? Isso não é um retrocesso?
A medida não busca afastar a tecnologia, mas ensinar o uso consciente. Como redes sociais e aplicativos prendem a atenção, afetando a concentração e o aprendizado, a escola deve garantir o letramento digital, promovendo a tecnologia como ferramenta de aprendizagem.
A lei impede denúncias sobre problemas na escola? Como os alunos vão denunciar esses casos?
Não. Os estudantes devem denunciar qualquer desrespeito ou violência, buscando professores, gestores, familiares ou canais formais da rede de ensino.
Qual a orientação para abordagem aos alunos que desrespeitarem a proibição ou se recusarem a entregar os dispositivos?
O uso inadequado do celular é uma questão de indisciplina e deve ser tratado como qualquer outra regra de convivência, com a escola definindo, em diálogo com a comunidade, a melhor forma de lidar com isso.
A restrição não desconsidera a opinião de crianças e adolescentes?
A lei foi baseada em estudos com crianças e adolescentes e em análises de outros lugares que já aplicam a restrição. A medida tem apoio de familiares, professores e especialistas em saúde. Sua aplicação nas escolas deve envolver diálogo e participação de toda a comunidade escolar.
Como fica a situação das escolas que investiram em tecnologia e internet para o uso de celulares?
A lei não proíbe o uso da tecnologia na educação, mas exige que seja com intencionalidade pedagógica e mediação dos professores. Escolas com infraestrutura digital podem seguir utilizando recursos, e as que usam dispositivos pessoais devem alinhar-se às regras estabelecidas.
E na sua escola, como está sendo a adaptação à nova lei?
Compartilhe conosco: – Quais estratégias funcionam para equilibrar o uso pedagógico e a restrição do celular? – Seus alunos já se adaptaram às novas regras? – Como a comunidade escolar está participando desse processo?
Roteiro: Porvir Fonte: Ministério da Educação (MEC) Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, Dreamstime e Freepik Data de publicação: 13/03/2025