5 projetos  para fortalecer a participação de meninas nas tecnologias

Conteúdo em parceria com

Para as Nações Unidas, mulheres e meninas devem ter oportunidades iguais para aprender as competências digitais e os fundamentos tecnológicos desde pequenas.

Participar de projetos STEM pode despertar o interesse de garotas por tecnologia.

Confira a seguir 5 projetos realizados por elas em escolas públicas na América Latina, por meio do programa Solve for Tomorrow.

NanoFotoCream

Vencedor do Solve for Tomorrow no Brasil em 2023, o projeto feito por quatro alunas e duas professoras em Porto Velho (Rondônia) usou nanotecnologia para criar um creme multifuncional.

Apyphore

Em Átenas (Costa Rica), um grupo de alunas criou uma colmeia com sensores para apoiar a apicultura e promover o uso sustentável da tecnologia no campo. O projeto foi finalista do Solve for Tomorrow no país em 2024.

Rhizobium

O vencedor do Solve for Tomorrow no Peru em 2024 foi liderado por uma professora na comunidade El Verde. Ela orientou estudantes para usar o laboratório da escola e desenvolver um biofertilizante.

JENNI

Em León, no México, uma professora e duas alunas criaram um app que ajuda a reabilitar pessoas com próteses. A iniciativa foi finalista do Solve for Tomorrow no país em 2024.

Talk

Em Coquimbo (Chile), duas alunas e uma professora elaboraram uma interface que facilita a comunicação com deficiência auditiva. A inovação foi finalista em 2022 do Solve for Tomorrow no país.

O Porvir coordena a plataforma Solve for Tomorrow Latam, que reúne projetos STEM realizados por educadores e estudantes da América Latina em três idiomas

Curta, comente e compartilhe para esse conteúdo chegar a mais pessoas.

Roteiro: Porvir  Arte: Luan Silva Crédito de imagens: Solve for Tomorrow Latam Data de publicação: 25/04/2025