A cobertura das eleições do ponto de vista da educação será o tema em destaque no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, que será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, no Colégio Rio Branco, em Higienópolis, São Paulo (SP). As inscrições podem ser feitas pelo site congresso.jeduca.org.br até o dia 1 de agosto.
Idelizado pela Jeduca, Associação de Jornalistas de Educação, entidade criada em junho de 2016, o evento terá 28 atividades, incluindo mesas e oficinas, e vai dar ênfase ao debate sobre políticas públicas e às questões ligadas ao dia a dia do profissional que exerce o jornalismo.
O atual editor da sucursal de Brasília do Estadão, Marcelo Beraba, vai abrir o evento. O jornalista, que foi ombudsman da Folha de S. Paulo, é um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji.
Durante o congresso, os participantes vão construir coletivamente uma pauta jornalística para abordar um contexto marcado por polêmicas, como a retirada das menções a gênero e sexualidade da Base Nacional Comum Curricular e a agenda do movimento Escola Sem Partido.
O congresso terá a participação de especialistas nacionais e internacionais. O jornalista americano Greg Toppo vai contar como acompanhou a ascensão de Donald Trump e sua polêmica agenda para a educação em reportagens para o USA Today. Ele é o presidente da EWA (Education Writers Association), entidade equivalente à Jeduca nos Estados Unidos.
Na mesa sobre a América Latina, as jornalistas Sonia del Valle, do jornal mexicano La Reforma, e Luciana Vazques, do argentino La Nación, falarão sobre a experiência de cobrir eleições presidenciais. Já os professores da Universidade de Stanford, na Califórnia, Martin Carnoy e David Plank vão lançar um olhar estrangeiro sobre políticas adotadas recentemente no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular e a reforma do ensino médio. Ambos vão dar uma perspectiva do que é possível aprender com a experiência de outros países que realizaram grandes reformas educacionais.
Veja a programação completa e valores de ingressos no site da Jeduca