Cetic.br 15 anos - Educação remota e crise sanitária - PORVIR

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Cetic.br 15 anos – Educação remota e crise sanitária

24 de novembro

Livre
Ilustração de usuário mexendo em computador com diversos ícones como lupa e contatos remetendo a atividades online

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) completa 15 anos em 2020, em um momento marcante para o debate sobre a transformação digital e construção da sociedade da informação e do conhecimento. A pandemia COVID-19 evidenciou ainda mais a relevância das tecnologias digitais em diversos aspectos da vida, ao mesmo tempo em que expôs desigualdades que afetam a distribuição de oportunidades advindas do acesso à Internet e do seu uso.

As tecnologias digitais, e em particular a Internet e os dispositivos móveis, passaram a desempenhar papel central para a viabilidade de políticas de distanciamento social – apoiando o teletrabalho, comércio eletrônico, ensino remoto e o acesso a serviços públicos emergenciais – mas também no enfrentamento à pandemia, como a circulação de informações sobre a doença, rastreamento de casos através de Inteligência Artificial e atenção via telemedicina.

Ao mesmo tempo em que o acesso à Internet figura como um item essencial ao bem-estar no atual contexto, cresce a preocupação com os números riscos inerentes ao novo momento. A reflexão sobre temas como a privacidade e proteção de dados pessoais, vigilância, transparência dos algoritmos e desinformação é imperativa. Para além dos esforços multissetoriais necessários para enfrentar tais questões, é cada vez mais evidente a preocupação com a formação de habilidades digitais que permitam maior resiliência de cidadãs e cidadãos.

As pesquisas TIC conduzidas pelo CGI.br/NIC.br, por meio do Cetic.br, oferecem uma retrospectiva aprofundada da adoção e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em diversos segmentos da sociedade no Brasil.

Nos dias 23 (saúde) e 24 (educação) serão realizados dois webinários comemorativos aos 15 anos do Cetic.br, que visam promover debates que relacionem as evidências obtidas durante essa trajetória com os desafios para as políticas públicas no futuro. Os encontros contarão com o lançamento dos livros TIC Domicílios 2019, TIC Kids Online Brasil 2019, TIC Educação 2019 e TIC Saúde 2019, e serão transmitidos ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube:

Agenda

24 de novembro – 10:30 às 12:30
Webinário II – Educação remota e a crise sanitária: desafios para a garantia de direitos e promoção do bem-estar
Keynote: Divina Frau-Meigs (Universidade Sorbonne Nouvelle)
Painelistas:
Daniela Trucco (Oficial de Assuntos Sociais, Divisão de Desenvolvimento Social da CEPAL)
Dorothy Gordon (Presidente, Information for All Programme, IFAP-UNESCO)
Jasmina Byrne (Chefe, Policy Office of Global Insight and Policy do UNICEF)
Moderadora: Marlova Jovchelovitch Noleto (Diretora e Representante da UNESCO no Brasil)

Detalhes

Data:
24 de novembro
Preço:
Livre
Website:
https://cetic.br/pt/ceticbr15anos/

Organizador

Cetic.br
Website:
https://www.cetic.br/