Instituto Alana - Formação 'No Chão da Escola' - PORVIR

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Instituto Alana – Formação ‘No Chão da Escola’

26 de janeiro até 28 de janeiro

Livre
Mãos de indivíduos negros, brancos e pardos em ilustração

A pandemia transformou o cotidiano de milhares de pessoas e de instituições, trazendo incertezas, mudanças e acirramento de desigualdades. Em muitos países, como no Brasil, as escolas têm atuado a partir do ensino remoto mediado, ou não, por tecnologias e da educação a distância. Para inspirar e subsidiar a comunidade escolar frente aos novos desafios impostos nesse momento e as expectativas iminentes para o retorno presencial às aulas no começo do ano, o Instituto Alana promove, de 26 a 28 de janeiro, a ação formativa digital “No chão da escola: desafios e aprendizagens no ensino remoto e presencial”.

“No Chão da Escola” é uma iniciativa gratuita que contribui com a formação continuada de profissionais da educação como professores, gestores de escola, equipes de apoio escolar e equipes técnicas que atuam em Secretarias de Educação e Redes de Ensino. E tem como objetivo contribuir com oportunidades formativas que resultem em aprendizagens seguras, acolhedoras e inclusivas para todos os estudantes.

A formação será transmitida ao vivo no canal do YouTube do Instituto Alana. Os interessados podem se inscrever (aqui) . Confira, a seguir, o resumo da programação.

Dia 1: 26 de janeiro (3ª-feira)
A programação inicia com a apresentação de Telma Vinha, doutora em educação, pesquisadora e professora da Unicamp (SP), e de Kátia Schweickardt, professora da UFAM e ex-secretária de educação de Manaus (AM), que falam sobre ‘Vínculo – elos entre escolas e famílias’, às 18h. Com mediação de Tereza Perez, educadora e diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, a conversa abordará quais os desafios e conquistas do vínculo e da parceria entre escola, família e estudantes no contexto atual.

Às 19h, a conversa será sobre ‘Acolhimento – Escuta, trabalho intersetorial e rede de proteção social’, para abordar possibilidades sobre como promover o acolhimento socioemocional de estudantes e professores em um contexto de acirramento das desigualdades e vulnerabilidades. O bate-papo contará com a participação de Ingrid Limeira, advogada, conselheira tutelar, especialista em Direitos das Diversidades, e com o relato das experiências de Telma Araújo Porto Couto, pedagoga e Coordenadora do Núcleo de Atendimento Multiprofissional de Jacareí (SP), e Cecilia Motta, professora, conferencista, Mestre em educação, bióloga, secretária de educação (MS) e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, e mediação de Ana Cláudia Arruda Leite, pedagoga e consultora de educação e infância do Instituto Alana.

Para encerrar a programação do primeiro dia, às 20h15, Renata Meirelles, coordenadora da pesquisa Território do Brincar, lança o Podcast do Território do Brincar. Trata-se de uma escuta online realizada com famílias para compreender, pelo contexto de cada criança, de seus ritmos, rotinas e interesses o que havia de espontâneo no brincar diante da pandemia atual e isolamento social. São ao todo sete episódios que, pela perspectiva do brincar, falam sobre como se deu a convivência com as crianças em lugares como o quarto, a sala, a cozinha, o banheiro, entre outros locais da casa.

Dia 2: 27 de janeiro (4ª-feira)
A programação do segundo dia começa com a conversa ‘Aprender como um direito de todos’, sobre como garantir a aprendizagem de todos, sobretudo dos mais vulneráveis no contexto da pandemia e como desenvolver uma educação inclusiva e de qualidade, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial. Participam da apresentação Ednéia Gonçalves, socióloga, educadora e coordenadora executiva adjunta da ONG Ação Educativa, e Martinha Clarete Dutra, doutora em educação, pesquisadora e consultora em inclusão e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será mediada por Luiz Miguel Garcia Martins, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e professor.

Em seguida, às 19h15, o tema será ‘Corpo em movimento – desafios para o desenvolvimento integral’, uma abordagem sobre como promover o desenvolvimento integral em um contexto de isolamento social, priorizando o corpo e a sensorialidade no currículo. Nesse encontro, Joanilson Xisto, professor de Ensino Médio e vencedor do Criativos da Escola 2019 (AM), André Cyrino, professor de educação física, mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CE), e Vasti Ferreira, pedagoga e Secretária de Educação em Jundiaí (SP), contam suas experiências na área da educação durante o bate-papo que será mediado por Ivan Claudio Pereira, doutor, professor, Conselheiro na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

Para encerrar a noite, às 20h15, Paula Mendonça, assessora pedagógica do Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, lança o material Formativo do filme ‘O Começo da Vida 2 – Lá Fora’, que estreou mundialmente em 12 de novembro, e apresenta uma pílula exclusiva sobre educação.

Dia 3: 28 de janeiro (5ª-feira)
O último dia de formação tem como tema ‘Esperanças – construindo novos sentidos para a escola’, com a participação da argentina Profa Chiqui González, advogada, educadora, gestora cultural, atriz, dramaturga, ex-Ministra de Inovação e Cultura da Província de Santa Fé. Atualmente é Conselheira de Infância do Centro Cultural Kirchner da Cidade de Buenos Aires. Chiqui trará uma palestra inspiradora, sobre caminhos para nutrir a esperanças em contextos de crise, como da pandemia, a partir do fortalecimento do potencial educativo, poético, lúdico, afetivo e comunitário das escolas e territórios. Após a palestra, teremos os relatos de experiências e bate papo com Lourdes Ramos, professora de Ensino Médio (BA) e vencedora do Desafio Criativos da Escola 2017, Lúcia Cristina Cortez, gestora escolar de Ensino Fundamental (AM) e vencedora do Prêmio Educador Nota 10, e Rita Jaqueline Morais, Bióloga, professora e assessora de Educação Infantil(RS). A conversa terá mediação de Helena Singer, líder de estratégia na Ashoka e consultora em educação e inovação social.

Por fim, às 19h45, acontece o encerramento artístico com a pesquisadora, arte-educadora, contadora de histórias Mafuane Oliveira, que fará uma breve contação de contação de história à luz do tema da noite, ‘esperança – construindo novos sentidos para a escola’, inspirando e nutrindo a todos para o início do ano escolar e enfrentamento dos desafios.

Detalhes

Início:
26 de janeiro
Final:
28 de janeiro
Preço:
Livre
Evento Tags:
, , , ,
Website:
https://nochaodaescola.alana.org.br/

Organizador

Instituto Alana
Website:
http://alana.org.br/