Mentalidades Matemáticas - Estúdio de criação: transformando as atividades na sala de aula - PORVIR

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Mentalidades Matemáticas – Estúdio de criação: transformando as atividades na sala de aula

10 de dezembro de 2020 às 17:00 até 18:00

Livre
Números coloridos saindo de um pacote e espalhados sobre um chão de madeira

Com exercícios atrás de exercícios, a rotina de uma sala de aula de matemática da educação básica pode ser bem maçante. Desenvolvida na Universidade de Stanford e aplicada no Brasil pelo Instituto Sidarta, a abordagem do programa Mentalidades Matemáticas (MM) propõe um ensino visual, aberto e criativo da disciplina, e pode mudar esta realidade. Mas como passar da teoria à prática? O webinar “Estúdio de Criação: transformando as atividades na sala de aula”, que acontece na quinta-feira (10), às 17h, no canal do YouTube e no Facebook do Mentalidades Matemáticas, vai apresentar estratégias para preparação das aulas e desenvolvimento de atividades, com foco no ensino médio.

O encontro é o último da série “Multiplicando Saberes”, e será apresentado por Jack Dieckmann, diretor do Centro de Pesquisa YouCubed da Universidade Stanford (EUA), Maitê Salinas, formadora do Mentalidades Matemáticas, e Cassiano Souza, instrutor do programa.

A ideia do webinar é apresentar estratégias, os conceitos do Mentalidades e mostrar como implementá-los em sala de aula, seja criando novos exercícios ou reformulando atividades tradicionais. Usar elementos visuais, apresentar o problema antes da resposta, reduzir práticas repetitivas e estimular perguntas são alguns dos exemplos. “Também examinaremos o papel dos jogos para desenvolver a flexibilidade numérica e compartilharemos perguntas-chave que os professores podem fazer aos alunos para provocar uma compreensão e conexões mais profundas”, adiantou Dieckmann.

Técnicas para saber se os alunos estão aprendendo também serão debatidas, além da sugestão da criação de uma rede de apoio entre os professores para dividirem dúvidas e conquistas.

Promovida pelo Instituto Sidarta, em parceria com o Itaú Social e com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a série “Multiplicando Saberes” apresentou evidências da abordagem Mentalidades Matemáticas, a aplicação no Brasil e os resultados obtidos, como o do Curso de Férias que, em 10 dias, registrou o avanço de alunos equivalente a 1,3 ano de escolaridade em matemática. Os webinários estão disponíveis no canal no YouTube e na página no Facebook do programa.

 

Detalhes

Data:
10 de dezembro de 2020
Hora:
17:00 até 18:00
Preço:
Livre
Website:
https://www.facebook.com/MentalidadesMatematicas/

Organizador

Instituto Sidarta
Telefone:
(11) 4612-2711
Website:
http://www.sidarta.org.br