O Globo/Extra/Valor - Educação 360 Internacional - PORVIR

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

O Globo/Extra/Valor – Educação 360 Internacional

29 de setembro até 1 de outubro

Livre

Debater sobre o novo cenário da Educação durante e depois da pandemia, compartilhar experiências, gerar discussões e reflexões sobre os principais desafios neste momento de transformação no ensino para ajudar a comunidade escolar são os principais objetivos do Educação 360 Internacional deste ano, que chega a sua sétima edição de forma totalmente online. Marcado para os dias 29 e 30 de setembro, e 01 de outubro, das 16h às 20h, o webinar contará com grandes pensadores nacionais e internacionais em uma plataforma 3D que promete deixar a experiência de professores, diretores, alunos e representantes da comunidade ainda mais dinâmica e interativa. A inscrição é gratuitas pelo site educacao360.com e válida para todos os dias de evento.

Realizado pelos jornais O Globo, Extra e Valor Econômico, o Educação 360 traz nesta edição 25 nomes do Brasil e do mundo que têm vivências e experiências transformadoras como Mario Sergio Cortella, professor, escritor e filósofo; Felipe Neto, ator, comediante, escritor, influenciador e youtuber; Anant Agarwal, fundador e CEO do edX e professor de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação no MIT; Jara Dean-Coffey, fundadora e diretora da Equitable Evaluation Iniciative; Claudia Uribe, diretora de Educação da Unesco América Latina; Bernardo Toro, educador, filósofo e diretor da Fundação ANVINA, na Colômbia; Tatiana Klix, diretora da plataforma Porvir; Luís Roberto Barroso, ministro do STF e do TSE; entre outros.

Com três dias de conteúdo, o evento digital contará com uma programação de quatro lives por dia entre talks e grandes debates com temas imprescindíveis para o futuro da educação. O filósofo Mario Sergio Cortella vai apresentar a palestra “A emergência de múltiplos paradigmas: novos tempos, novas atitudes”. Jara Dean-Coffey, fundadora e diretora da Equitable Evaluation Initiative, vai falar sobre como a avaliação pode maximizar o impacto de uma iniciativa em educação no talk “Avaliação, equidade e transformação social”. O ator, comediante, escritor e youtuber Felipe Neto vai compartilhar suas experiências ativistas na palestra “Juventude e mudança: o ativismo digital no Brasil”.

Os possíveis cenários da educação após a pandemia estarão no centro do debate “O que será do amanhã? Reflexões sobre nosso futuro pós-pandemia” com participação do filósofo Renato Janine Ribeiro; do líder indígena Ailton Krenak; do neurocientista Sidarta Ribeiro; e da poeta, filósofa e psicanalista Viviane Mosé. A diretora de Educação da Unesco América Latina, Claudia Uribe, vai falar sobre o impacto da pandemia na América Latina e sobre as consequências sociais e educacionais dessa crise sem precedentes para os habitantes da região. Já Anant Agarwal, CEO da edX e professor do MIT, vai refletir sobre a educação online no chamado “novo normal”, desencadeado pela Covid-19.

A diversidade e a riqueza de dados que estão sendo pesquisados e coletados para fundamentar procedimentos e políticas públicas no pós-pandemia serão abordados no debate “Algumas certezas na era da incerteza: o papel das evidências na tomada de decisões” com participação de Patrícia Guedes com a pesquisa “Educação não presencial” de Fundação Itaú Social, Fundação Lemann e Imaginable Futures; Lúcia Dellagnelo, presidente do CIEB (Centro de Inovação para Educação Brasileira); Mirela Carvalho, gerente do Instituto Unibanco; Marcus Brandão, vice-presidente do Conjuve, com a pesquisa “Juventudes e a pandemia do coronavírus”; e Rosalina Soares, assessora de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.

Para avaliar a educação pública em tempos de pandemia, Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação, vai estar presente no debate “Radiografia do momento, o urgente e o essencial” ao lado de outros membros de conselhos de educação. Para pensar nos paradigmas do cuidado em meio à pandemia do coronavírus que hoje se tornam urgentes como o direito à saúde pública, à educação de qualidade, a uma vida digna, e ao respeito ao meio-ambiente, o educador, filósofo e diretor da Fundação ANVINA na Colômbia, Bernardo Toro, vai apresentar a palestra “Aprender a cuidar: o paradigma essencial da Educação”. E o ministro do STF e do TSE Luís Roberto Barroso vai apresentar sua visão sobre o que podemos ganhar como humanidade após a provação a que estamos sendo submetidos durante a pandemia durante a palestra “Voltar ao normal ou fazer diferente?”.

Ambientes da plataforma
Nesta edição exclusivamente online, além da grade com toda a programação e informações dos palestrantes, o evento contará com mais dois espaços na plataforma virtual: a sala do Itaú Social, com apresentação do “Polo”, ambiente digital de formação gratuita para professores, gestores escolares e equipes das secretarias de Educação e de organizações da sociedade civil, e a sessão Nostalgia, que dará ao público a oportunidade de relembrar os principais momentos das últimas edições do Educação 360 através de vídeos.

Detalhes

Início:
29 de setembro
Final:
1 de outubro
Preço:
Livre
Website:
https://www.educacao360.com/

Organizador

O Globo e Extra