Técnicas de animação ajudam a fixar conteúdo - PORVIR

Inovações em Educação

Técnicas de animação ajudam a fixar conteúdo

Pesquisadores dizem que a construção de filmes animados auxilia na compreensão e memorização de temas complexos

por Vagner de Alencar ilustração relógio 31 de maio de 2012

Como a animação pode melhorar o ensino em sala de aula? A resposta vem por meio da pesquisa Animation as an Aid to Multimedia Learning (A Animação como Apoio à Aprendizagem Multimídia), publicada pela revista americana Educational Review Psychology. Segundo o estudo, apostar nas técnicas como as que os produtores de desenhos animados usam – sobrepondo uma série de imagens para dar movimento e produzir filmes – pode melhorar a capacidade dos alunos de memorização, aprendizagem e fixação dos conteúdos.

O trabalho realizado pelo pesquisadores Richard E. Mayer, da Universidade da Califórnia, e Roxana Moreno, da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, afirma que o uso da animação em sala de aula é eficaz porque vai além das aulas expositivas tradicionais e faz com que os estudantes deem vida ao conteúdo da matéria.

Os professores têm utilizado, por exemplo, o recurso do stop motion – técnica de vídeo a partir de movimentos estáticos –, para ensinar conteúdos de ciência e matemática. Pode-se construir um vídeo sobre o teorema de Pitágoras usando etapas das dobraduras de origami ou ainda criar uma animação com ilustrações sobre o ciclo de reprodução da mariposa (veja abaixo).

Por meio desses recursos, os educadores podem tratar, de maneira lúdica, temas que requerem aprofundamento e que são menos compreendidos quando apresentados aos alunos apenas por exposição teórica. E com as novas tecnologias, o processo de animação passou a ser menos complicado e pode ser feito não só via câmeras digitais e computadores, mas também em smartphones e tablets.

Criar os filmes em conjunto também é, segundo o estudo, uma forma de desenvolver a capacidade dos estudantes de resolver problemas e criar habilidades interpessoais como comunicação, liderança e capacidade de decisão.

Confira, a seguir, a demonstração do teorema de Pitágoras através de origami.

 

Ou a animação que ensina o ciclo de vida da lagarta até virar borboleta.


TAGS

pesquisas

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação
X