Aplicativo propõe treinamento para exercitar o cérebro - PORVIR
Crédito: iconicbestiary / Fotolia.com

Inovações em Educação

Aplicativo propõe treinamento para exercitar o cérebro

Mente Turbinada reúne jogos que ajudam a trabalhar atenção, memória, raciocínio, percepção e linguagem

por Marina Lopes ilustração relógio 18 de fevereiro de 2016

Tão importante quanto praticar atividades físicas, exercitar o cérebro deveria ser um hábito. Muitos pesquisadores defendem que o principal órgão dos sistema nervoso precisa ser submetido a um treinamento para se manter sempre ágil. Seguindo esse pensamento, o aplicativo Mente Turbinada reúne jogos que ajudam a trabalhar diferentes habilidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio, percepção e linguagem.

Com a mesma lógica de uma academia, o aplicativo identifica as necessidades do usuário e sugere um treino compatível com o seu perfil. “A ideia é você se manter bem intelectualmente”, afirma o geriatra e professor de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Paulo Camiz, responsável pelo desenvolvimento do Mente Turbinada.

Leia também: Neurociência é aliada na preparação do professor para a sala de aula

Acostumado a receber pacientes que se queixavam da dificuldade para memorizar coisas do cotidiano, Camiz pensou em criar um programa de treinamento cerebral que pudesse combinar diversão e desenvolvimento.“Toda vez que o usuário joga, ele é avaliado. Baseado no seu desempenho, sabemos quais são as funções que ele precisa trabalhar melhor”, explica. Além disso, o aplicativo também oferece um relatório de acompanhamento que apresenta o Índice de Desenvolvimento Cerebral, com a evolução de cada jogador.

Tela de um dos jogos disponíveis no aplicativo – Crédito: Reprodução

Em um dos jogos sugeridos durante os treinos, por exemplo, o usuário deve ficar atento e observar quantas abelhas entram e saem de uma colmeia para acertar a quantidade que permanece dentro dela. Em outro, é preciso ter percepção e agilidade para ajudar alienígenas na sua missão de chegar a um portal com a mesma cor da sua nave.

Lançado no final do ano passado, o aplicativo já tem quase cinco mil usuários cadastrados. Segundo o idealizador, ele pode ser utilizado por diferentes públicos: de profissionais que procuram melhorar o seu potencial cognitivo, a estudantes da educação básica que desejam aumentar o seu desempenho. “Nossa expectativa é que os alunos tenham maior concentração e melhorem o seu rendimento nas aulas e nas provas”, comenta, ao mencionar que o Mente Turbinada está fechando uma parceria com uma escola para testar os neurogames com turmas de ensino fundamental e médio.

Por enquanto, os jogos do Mente Turbinada podem ser acessados pelo site ou por dispositivos Android. Em breve, devem ser lançadas as versões para iOS e Windows Phone. O usuário também pode escolher entre uma versão gratuita, com três jogos e uma programação de treino limitada, ou uma versão paga mais completa, com plano de assinatura a partir de R$ 14,90 por mês.


TAGS

aplicativos, neurociência, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x