As 10 mais lidas do Porvir em 2020 - PORVIR
Crédito: pishit / istockphoto.com/

Inovações em Educação

As 10 mais lidas do Porvir em 2020

Conteúdos de maior audiência do ano trazem reflexões sobre impactos da pandemia na educação e experiências de como engajar alunos nas aulas remotas

por Redação ilustração relógio 16 de dezembro de 2020

Em um ano atípico, todo o esforço do Porvir se voltou para produzir reportagens, relatos, entrevistas, ferramentas, formações e outros conteúdos inspiradores sobre aprendizagem durante a pandemia de Covid-19.

Dentre as matérias de maior audiência do ano, estão reflexões sobre impactos da pandemia na educação, dicas práticas e experiências concretas de como engajar alunos nas aulas remotas. Confira a lista:

Professoras mandam ‘pacotinho de amor’ para famílias e alunos da educação infantil
Para manter a proximidade mesmo durante a quarentena, as educadoras Cristiane Nara Prado, Daniella Campilongo e Patrícia Araújo, de São Paulo (SP), mandaram de presente para a casa das crianças um kit com uma carta, algumas fotos e um diário para elas contarem suas experiências junto com a família.

Educação em tempo de coronavírus: 10 passos para montar o plano de contingência
O que você deve considerar na hora de estruturar aulas online e a distância para educação básica? Artigo da educadora e especialista Ana Paula Gaspar aponta dez passos que devem ser considerados para lidar com essa situação desafiadora.

Dicas de formatos de atividades online durante a crise do coronavírus
Com experiência no planejamento, construção e implantação de currículos e formação de professores, Sérgio Daniel Ferreira lista em artigo tipos de recursos digitais usando as ferramentas do Google For Education e o que cada um deles pode oferecer aos alunos durante as aulas remotas.

Com ajuda de filtros e vídeos, professora trabalha alfabetização online no ensino fundamental
A professora Viviane Ferreira, de Valinhos (SP), relata no Diário de Inovações como ela contou com a colaboração de famílias e usou o afeto para dar continuidade ao processo de alfabetização de forma online.

Pesquisa mostra o sentimento de professores em meio à pandemia do coronavírus
Um levantamento feito pelo Instituto Península identificou como os professores se organizaram após a suspensão das aulas presenciais. Entre outros dados, o estudo mostrou que 60% dos educadores passaram esse período estudando, preparando aulas, fazendo cursos online e organizando materiais para os estudantes.

4 planos de aula para combater a desinformação em tempos de coronavírus
Com sugestões facilmente adaptadas para atividades remotas, planos de aula oferecidos pelo programa EducaMídia ajudam a combater a infodemia e discutir notícias sobre a pandemia com os alunos.

Como fazer a avaliação durante as aulas remotas
Além de refletir sobre qual deve ser o papel da avaliação em um contexto de pandemia, matéria em parceria com a Plataforma de Ensino Eleva traz dicas sobre como fazer a avaliação neste período.

Professora conta como teve que se reinventar para aulas a distância no fundamental 1
No Diário de Inovações, a professora de matemática e de ciências Simone Lassala contou logo no começo das aulas remotas como era ter que aprender ferramentas novas quando o planejamento, a metodologia e a interação com os alunos não são mais os mesmos.

Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e políticas públicas
Como parte de uma série sobre o ensino médio, realizada pelo Porvir em parceria com o Instituto Unibanco, a reportagem tratadas mudanças que a pandemia deve trazer para a educação. Além de reforçar a importância do acesso à internet e a computadores, o ensino híbrido terá de passar a fazer parte da realidade da educação pública após a quarentena.

O coronavírus e a educação online
Em meio ao clima de preocupação mundial com a disseminação do COVID-19, quais lições podemos aprender sobre educação massiva online? No artigo, Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), reflete sobre esse e outros pontos.


TAGS

coronavírus, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x