Base2Edu anuncia criação de instituto para potencializar iniciativas de educação transformadora - PORVIR
Crédito: muchomor/iStockPhoto

Blog

Base2Edu anuncia criação de instituto para potencializar iniciativas de educação transformadora

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 28 de abril de 2020

Instituto Significare - Educar para criar experiênciasCrédito: Divulgação

Na data em que diversos setores da área educacional comemoram o “Dia Mundial da Educação” (28 de abril), um dos patrocinadores master do Porvir, Base2Edu, entidade que mobiliza profissionais e iniciativas engajadas com a transformação da Educação, anuncia a criação do Instituto Significare, com o objetivo de ampliar e fortalecer esse trabalho.

O novo Instituto nasce com o propósito de “apoiar educadores e organizações educacionais do Brasil a realizarem uma educação transformadora”, por meio de iniciativas que: apoiem professores e escolas que buscam desenvolver projetos transformadores; fortaleçam as conexões entre educadores, empresas educacionais e agentes transformadores da educação; e disseminem pesquisas, técnicas e informações sobre métodos e práticas transformadoras de ensino-aprendizagem.

Segundo o Professor Wellington Cruz, cofundador da Base2Edu e presidente do Instituto SignificarE, a Educação Transformadora é aquela capaz de despertar mudanças no educando e na realidade à sua volta. “A Educação transforma à medida que o aprendizado conduz o estudante a novas formas de pensar e agir, em um ciclo contínuo, que pode alcançar também a sua comunidade escolar, família, cidade e a sociedade como um todo”, afirma.

O professor amplia a sua explicação tomando como exemplos os projetos finalistas da primeira edição do Prêmio Professor Transformador, lançado em conjunto pela Base2Edu e Bett Educar (organizadora do principal evento educacional da América Latina) para valorizar iniciativas de educadores de todo o País na promoção de uma Educação Transformadora. “Temos projetos nos quais a Matemática foi ensinada de forma a fazer sentido para os alunos de uma comunidade ribeirinha no interior do Pará, que passaram a entender melhor os conceitos a partir da aplicação à sua realidade; ou então, iniciativas que mobilizaram os estudantes de uma cidade do interior de São Paulo de tal forma que resultaram no pedido para a instalação de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos no município; entre outras ações, que mostram o quanto um projeto educacional pode, realmente, ser transformador”, destaca Wellington Cruz.

Entre as iniciativas que serão promovidas pelo Instituto SignificarE para ampliar a visibilidade de ações em favor de uma Educação Transformadora está a criação de um “Banco de Práticas”: um espaço no site do Instituto dedicado à divulgação de projetos educacionais criativos, inovadores e alinhados à BNCC. Estarão nesse banco projetos os 350 projetos selecionados no Prêmio Professor Transformador 2020, além dos finalistas.


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x