CIEB lança projeto para aproximar empreendedores e escola pública - PORVIR
Crédito: freshidea/Fotolia.com

Inovações em Educação

CIEB lança projeto para aproximar empreendedores e escola pública

"Seleção e Aquisição de Tecnologias Educacionais" pretende agilizar compras, aumentar o impacto e diminuir riscos no processo de adoção de produtos e serviços

por Redação ilustração relógio 14 de março de 2018

Para apoiar quem cria em quem usa produtos e serviços de tecnologia na educação, o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), em parceria com a Fundação Lemann e a Omidyar Network, lança o projeto Seleção e Aquisição de Tecnologias Educacionais. Da parte dos gestores e educadores, o projeto vai propiciar que as compras sejam realizadas de modo ágil, eficiente e seguro, em alinhamento com as propostas pedagógicas, gerando inovação no processo de aprendizagem dos alunos. Os fornecedores serão mapeados e apoiados a se adequar aos processos de compras do setor público.

Entre os objetivos do projeto, estão:
– aumentar as chances do uso de tecnologias em sala de aula gerar impacto no aprendizado, colocando os professores como atores centrais do processo de seleção e aquisição de tecnologias educacionais;
– mitigar os riscos legais para gestores públicos e empresas, oferecendo segurança jurídica na aquisição de tecnologia educacional;
– alinhar a oferta de empresas de edtech com a demanda de escolas públicas.

Na primeira etapa do projeto, será lançado um Edital de Cadastramento de tecnologias educacionais disponíveis no mercado, com foco na aprendizagem do ensino fundamental 2, nas áreas do conhecimento de matemática e/ou língua portuguesa. Os fornecedores devem cadastrar seus produtos ou serviços na Plataforma Edutec, ambiente digital criado pelo CIEB. As empresas que atenderem aos requisitos descritos no edital serão convidadas a participar de um workshop de validação de parâmetros de classificação e precificação das tecnologias.

Leia mais:
– Seu produto de tecnologia para educação é uma geladeira ou uma máquina de lavar?
– Conheça o guia Tecnologia na Educação e entenda a realidade da escola pública

Em seguida, será lançado o Edital de Pré-seleção, para recebimento das propostas finais, que serão avaliadas e selecionadas por um comitê de especialistas levando-se em consideração critérios de acessibilidade, pedagógicos e tecnológicos.

As tecnologias devem oferecer, ao menos, a uma das seguintes características/funcionalidades:
– ser um recurso didático para o aluno;
– ser um recurso para o professor planejar atividades docentes e elaborar aulas;
– ser um recurso de formação para o uso pedagógico das tecnologias e apoio para o professor;
– ser um recurso para avaliação da aprendizagem do conteúdo proposto.

Depois da pré-seleção, será lançada a segunda fase do projeto, visando a eventual contratação remunerada, implementação e monitoramento da tecnologia escolhida pela rede de ensino municipal ou estadual onde se realizará o piloto do projeto.

As inscrições para o Edital de Cadastramento vão até o dia 3 de abril e podem ser feitas pelo site http://plataformaedutec.cieb.net.br/projeto.


TAGS

educação infantil, educação online, empreendedorismo, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x