Edital quer transformar bibliotecas públicas em espaços de inovação - PORVIR
Crédito: grgroup/Fotolia.com

Inovações em Educação

Edital quer transformar bibliotecas públicas em espaços de inovação

Programa Conecta Biblioteca vai aproveitar recursos tecnológicos para aumentar o número de visitantes em 92 instituições de todo o Brasil

por Marina Lopes ilustração relógio 18 de abril de 2017

Mais do que um local para empréstimo de livros, as bibliotecas podem ser verdadeiros espaços de inovação. Com essa proposta, a ONG Recode e a Caravan Studios querem usar a tecnologia para apoiar o desenvolvimento local e aumentar o número de visitantes em 92 bibliotecas públicas de todo o Brasil.

Até o dia 20 de abril, estão abertas as inscrições para o programa Conecta Biblioteca, que pretende fomentar a inovação em espaços públicos de leitura. Com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates, a iniciativa irá oferecer formações presenciais e à distância para equipes interessadas em transformar suas instituições, atrair o público jovem e ampliar a participação da comunidade por meio de recursos tecnológicos.

Durante dois anos, bibliotecários e profissionais selecionados pelo programa irão participar de capacitações que envolvem pesquisa na comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos. A ideia é que as equipes possam mapear os interesses e as necessidades da comunidade para desenvolver suas atividades.

Edições anteriores
Na última edição, lançada no final de 2015, o programa contou com a participação de 48 bibliotecas em todo o país. A partir das formações e do mapeamento de interesses locais, a Biblioteca Pública de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, por exemplo, pensou em estratégias para utilizar a tecnologia como uma aliada na hora de incentivar o interesse dos jovens pela leitura.

Com diferentes manifestações artísticas e culturais, a biblioteca desenvolveu o projeto “Protagonistas da Palavra – Eu no Mundo”, que incentivou estudantes de escolas municipais e estaduais a desenvolverem jogos interativos e produções audiovisuais. “A ideia era que eles fossem protagonistas das suas histórias através da leitura. Tendo uma ferramenta tecnológica como aliada, eles ampliaram o seu olhar sobre segmentos culturais”, contou a bibliotecária Eunice Pigozzo, responsável pelo espaço.

De acordo com a bibliotecária, as novas atividades ajudaram a mudar a relação dos jovens com o espaço. “Eles passaram a enxergar a biblioteca não só como um repositório de livros, mas como um mundo onde poderiam explorar vários tipos de conhecimentos”, avalia.

No Espírito Santo, a participação no programa também incentivou a Biblioteca Pública Municipal de Domingos Martins a repensar suas atividades. Para promover a inclusão digital como um recurso terapêutico e dar novos significados ao local, a biblioteca mobilizou jovens aprendizes da cidade e incentivou que eles oferecessem oficinas de informática e capacitação digital a grupos de mulheres com depressão. “O papel da biblioteca é interagir com a comunidade na qual fazemos parte. Além de estimular a leitura, ela deve promover o desenvolvimento local”, destacou a bibliotecária Ana Maria da Silva.

Inscrições
As instituições interessadas participar da nova edição do Conecta Biblioteca podem se candidatar pelo site. Para completar a inscrição, também será necessário enviar um termo de cooperação assinado pelo profissional da biblioteca e algum representante do setor público, além de um relatório de atividades do último semestre e fotos do espaço em funcionamento.

Podem concorrer ao edital instituições públicas, municipais e estaduais que estejam cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e tenham, no mínimo, três computadores com internet banda larga. As bibliotecas públicas também devem estar localizadas em municípios com até 250 mil habitantes ou no Distrito Federal.

Mais informações em http://recode.org.br/conectabiblioteca/.


TAGS

tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x