Ensino superior tem dia de responsabilidade social - PORVIR

Inovações em Educação

Ensino superior tem dia de responsabilidade social

No próximo dia 29, faculdades e universidades de todo o país vão realizar, simultaneamente, ações em benefícios da população

por Vagner de Alencar ilustração relógio 17 de setembro de 2012

Apresentações de teatro e música na praça, atividades recreativas na quadra de esportes, tratamentos dentários ou cuidados com a visão. Tudo de forma voluntária, colaborativa e dirigida à comunidade, simultaneamente, em diferentes lugares do Brasil. Esta é a ideia do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular 2012, evento que vai reunir, no próximo dia 29, faculdades, universidades e instituições de ensino superior de todo o país para desenvolver ações sociais.

O evento está em sua 8a edição e tem como intuito promover, na prática, o conceito de ação voluntária, fortalecendo o impacto ao reunir centenas de instituições de ensino superior em um único dia.  As instituições são responsáveis por escolher o público e tipo de ações que querem promover como apresentações de projetos acadêmicos, por meio de palestras, workshops, exposições ou atendimentos à comunidade de acordo com a área de atuação de cada faculdade.

crédito Michaeljung / Fotolia.com

A Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro, foi uma das instituições que aderiram a iniciativa no ano passado. Estudantes e professores de diferentes faculdades se reuniram para montar 23 tendas com atividades nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e cultura.  Ao todo, foram cerca de 1.500 atendimentos à população como orientações para a prevenção de doenças cardiovasculares, auxílio na elaboração de currículo e atividades de dança.

Durante as sete edições da campanha, já participaram cerca 1.200 instituições, que contaram com o envolvimento de 1,3 milhão de estudantes, que realizaram, ao todo, mais de 7 milhões de atendimentos. Para participar das atividades, as instituições precisam se cadastrar na página da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), que vem realizando a iniciativa desde 2005.

De acordo com a professora Cecília Eugenia Rocha Horta, diretora acadêmica da ABMES, a campanha representa um importante aprendizado para alunos e instituições. “Eles passam a aprender a olhar para a sociedade de forma responsável e competente utilizando os conhecimentos adquiridos. Além de compreender os seus problemas e atuar na busca de soluções que promovam a melhoria das condições de vida da população”, afirma.

Concurso de vídeos

Ainda como forma de estreitar os vínculos que já existem entre a universidade e a comunidade, o concurso de vídeo Silvio Tendler premia trabalhos produzidos pelos estudantes nas seguintes categorias: documentários, coberturas jornalísticas, vídeos institucionais e videoclipes. Os vídeos podem ser inscritos no período de 30 setembro a 21 de dezembro.


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x