Ashoka - Qualifica EJA em Belo Horizonte - PORVIR

Março, 2023

Este é um evento com repetição

27Mar7:00 pm9:00 pmAshoka - Qualifica EJA em Belo Horizonte7:00 pm - 9:00 pm OrganizadorAshokaCompletedEvento virtual/presencial

Detalhes do evento

Entre os dias 27 e 30 de março a Ashoka, organização que articula o movimento ‘Um Mundo de Pessoas que Transformam,’ participa do Qualifica EJA, em Belo Horizonte (MG). O evento visa contribuir com a formação integral, cidadã, profissional e crítica de estudantes da rede municipal da EJA (Educação de Jovens e Adultos, para que possam descobrir seus potenciais e encontrar oportunidades de desenvolvimento no presente e no futuro.

A abertura do evento acontece online na segunda-feira, das 19h às 21h, e é seguida de três dias de atividades presenciais, na Escola Municipal Dom Orione (dia 28), no CRESAN Mercado da Lagoinha (dia 29) e na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (dia 30), sempre das 18h30 às 21h. A Ashoka liderará oficinas sobre os Debates Públicos nas Escolas, iniciativa desenvolvida em parceria com o coletivo jovem de educadores antirracistas Encrespad@s e que tem por objetivo fortalecer a cultura democrática na comunidade escolar.

Para isso, é disponibilizada uma série de roteiros que convocam os estudantes para a ação e mostram como, na prática, é possível se organizar coletivamente para incidir nos processos de tomada de decisão da escola, da comunidade, da região. “Queremos que a escola seja um lugar estimulante para o debate dos desafios coletivos, onde a democracia é praticada como um exercício cotidiano, tendo os estudantes na liderança”, diz Andrea Margit, líder de Novos Paradigmas e Comunicação da Ashoka. “

A onda de manifestações públicas pela revogação do Novo Ensino Médio nas últimas semanas, protagonizada por uma maioria de jovens pelo país, ecoa o descontentamento dos estudantes com a forma autoritária como a política foi elaborada e com o fracasso de sua implementação. É evidente que não tem como reformar a educação sem que os estudantes e professores estejam no centro do debate, assumindo o protagonismo na elaboração das políticas que os afetam diretamente.”

Os Debates Públicos nas Escolas são um caminho para organizar as demandas e propostas para a educação a partir do território da escola. A iniciativa também contribui para o desenvolvimento de repertório e da capacidade crítica e argumentativa dos estudantes, à medida que os instiga a agir no mundo.

Acompanhe o Qualifica EJA 2023

27/03 (segunda-feira) 19h às 21h – Abertura virtual pelo YouTube
28/03 (terça-feira) 18h30 às 21h – Escola Municipal Dom Orione (Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 500 – São Luiz)
29/03 (quarta-feira) 18h30 às 21h – CRESAN Mercado da Lagoinha (Av. Pres. Antônio Carlos, 821 – Lagoinha)
30/03 (quinta-feira) 18h30 às 21h – Quadra SMED e CLIC (Rua Carangola, 288 – Santo Antônio)

Organizador

Ashoka

Organização internacional sem fins lucrativos, com foco em empreendedorismo social
11 3085-9190

Saiba mais