Hospital Albert Einstein - Simpósio Internacional de Educação - PORVIR

Agosto, 2021

30Ago5:30 pm8:30 pmHospital Albert Einstein - Simpósio Internacional de Educação5:30 pm - 8:30 pm OrganizadorHospital Albert EinsteinCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

O Hospital Albert Einstein realiza nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de Agosto e 1 de Setembro o Simpósio Internacional de Educação com temas importantes que vão muito além de saúde. O evento traz questões atuais sobre a transformação da educação no Brasil, em seus diferentes níveis, modalidades e áreas de ensino. Cada mesa redonda trará a experiência de uma ou mais instituições sobre o tema, com modelos que podem ser replicados em outros cenários.

Referências nacionais e internacionais sobre educação discutirão suas experiências de sucesso, o legado que a pandemia enraizou, a aceleração do mundo digital no ensino com seus benefícios e desafios e as expectativas de prover uma educação personalizada e com melhores resultados. O evento discutirá ainda o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais nos estudantes, o aperfeiçoamento docente e a importância da implantação da cultura do feedback (retorno avaliativo) como fator de sucesso no processo ensino aprendizagem.

O evento é gratuito e tem o objetivo de engajar professores e gestores de instituições de ensino de todo o Brasil nesse movimento de transformação e qualificação da educação. Para os professores e gestores que desejam se aprofundar, serão oferecidos cinco workshops complementares: feedback construtivo, microteaching, como empregar ferramentas de tecnologia nas aulas, como gravar vídeo aula e podcast, como montar cenários para telessimulação. Serão conduzidos em pequenos grupos e de maneira interativa.

Palestrantes

  • Bruno Elias – CEO e fundador da Eleva Educação, engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia, mestre em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e professor de Física.
  • Prof. Carlos Longo – PhD. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância. Profissional com mais de 25 anos na Gestão Acadêmica e Consultor Sênior no segmento de Instituições de Ensino Superior no Brasil e América Latina; Membro do Conselho de Administração do Grupo União Brasileira de Educação Católica. Desenvolve projetos inovadores de Cursos Híbridos e EAD em Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais. Sócio Fundador da Sabre Corporation, Inovação e Consultoria Educacional representando o GENIUS SIS e Desire2Learn no Brasil; Vice Presidente eleito da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) 2019-2023.
  • Joan Sargeant – PhD, é professora de educação médica e membro docente de Medicina da Dalhousie University, Halifax, Nova Scotia, Canadá. Ela é educadora, pesquisadora e mentora. Sua pesquisa explora como envolver os alunos em feedbacks reflexivos e discussões de coaching que promovam o crescimento e o desenvolvimento contínuos, relações de aprendizagem positivas e bem-estar e resiliência do aluno.
  • Maria Helena Guimarães de Castro – Socióloga, professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é presidente do Conselho Nacional de Educação/CNE e presidente da ABAVE/Associação Brasileira de Avaliação Educacional. É também Embaixadora do Programa Internacional de Avaliação de Alunos para Escolas no Brasil e consultora educacional. Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação e presidente do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); foi Secretária Estadual de Educação de São Paulo e membro do Conselho Estadual de Educação de SP. Foi presidente do INEP de 1995 a 2002, sendo responsável pela reformulação do Sistema de Avaliação da Educação Básica, implantação do ENEM e do Provão, organização do Sistema de Estatísticas Educacionais e implantação do PISA no Brasil. Participa do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e do Todos pela Educação.
  • Pedro Pontes – Foi responsável, nos últimos anos, por projetos de planejamento estratégico, transformação digital, redesenho da experiência acadêmica dos alunos e professores, além de revisão do modelo operacional e da cultura organizacional. É formado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, com MBA na COPPE/UFRJ e pela Columbia University (Nova York, EUA).