IMPA - 33º Colóquio Brasileiro de Matemática - PORVIR

Agosto, 2021

Este é um evento com repetição

04AgoDia inteiroIMPA - 33º Colóquio Brasileiro de Matemática(Dia inteiro: quarta) OrganizadorIMPACompletedEvento virtual

Detalhes do evento

Com problemas criativos e saborosos, que trabalham mais o raciocínio do que a repetição mecânica de fórmulas, a matemática olímpica encanta até mesmo quem jamais imaginou se divertir com a disciplina. Ao longo desta semana, estudantes e professores do Brasil terão a chance de experimentar essa magia no “Espaço Olímpico” do 33º Colóquio Brasileiro de Matemática, realizado em formato virtual pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Transmitida no canal de YouTube do Colóquio, a programação conta com oito palestras de divulgação que vão apresentar fatos interessantes de tópicos abordados nas olimpíadas científicas.

“Queremos disseminar o conteúdo matemático de forma simpática para um público amplo, cativando pessoas para a disciplina. Os participantes vão assistir a palestras sobre diferentes conteúdos de especialistas e acadêmicos com grande repertório no treinamento de alunos para olimpíadas”, conta o coordenador do Espaço Olímpico e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Samuel Feitosa. Ele também considera que o evento é uma oportunidade de aproximar estudantes e professores à divulgação científica, “universo distante das escolas brasileiras”.

Um dos destaques da programação é a palestra ” Pérolas Brasileiras da Álgebra Olímpica”, transmitida na sexta-feira (6), às 14h30. Na apresentação, o professor Edmilson Motta, do Colégio Etapa, fará um passeio pelo tema recheado de curiosidades sobre a criação e resolução dos problemas apresentados. ” Fibonacci e seus amigos”, ” Função Energia em Combinatória” e ” Desvendando os segredos da OMERJ” são algumas das outras apresentações.

Com o formato virtual, a expectativa é de que o evento tenha um alcance ainda maior. “Esperamos um grande grupo de participantes. O evento costuma ter um engajamento forte de alunos e professores, com trocas de experiências bastante ricas. Desta vez a interação será pelo chat do YouTube, mas esperamos que o encontro possa reverberar por ainda mais tempo”, conta Feitosa.

Sobre 33º Colóquio Brasileiro de Matemática

O 33º Colóquio Brasileiro de Matemática será realizado entre 2 e 6 de agosto, em formato virtual. Mais abrangente reunião científica da comunidade matemática, o evento conta com três palestras de divulgação, seis palestras plenárias, cursos avançados, cursos introdutórios, espaço olímpico e sessões temáticas. A maior parte das atividades será transmitida no YouTube do Colóquio, gratuitamente. O programa completo está disponível no site do IMPA.

Organizador

IMPA

(21)2529-5000

Saiba mais