Instituto Singularidades - Semana do Ensino Híbrido - PORVIR

Agosto, 2021

10Ago5:00 pm6:00 pmInstituto Singularidades - Semana do Ensino Híbrido5:00 pm - 6:00 pm OrganizadorInstituto SingularidadesCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

A educação no formato remoto pôs em evidência o ensino híbrido. Mas será correto resumir o ensino híbrido a uma mera junção do ensino presencial tradicional com a tecnologia? Será que para o ensino ser híbrido, basta transpor os conteúdos expositivos para plataformas on-line?

Para discutir as novas demandas que envolvem a metodologia no contexto atual, o Instituto Singularidades convidou um grupo de pesquisadores e especialistas da área para discutirem sobre as inúmeras possibilidades da sua aplicação e compartilhar como integrar o ensino presencial e os recursos tecnológicos de modo eficiente no processo de ensino-aprendizagem. O encontro ocorrerá na Semana do Ensino Híbrido, evento online que ocorrerá entre os dias 9 e 13 de agosto, sempre às 17 horas, no canal do YouTube do Singularidades.

Educadores especialistas em ensino híbrido defendem a pedagogia problematizadora, dialógica e dialética. Durante a Semana do Ensino Híbrido pretende-se abordar exemplos estratégicos de metodologias e práticas que ampliarão o repertório do professor e a inovação na sua pedagogia.

Confira abaixo a programação e os temas que serão abordados pelos especialistas

Dias 09 – O Prof. Dr, Adolfo Tanzi Neto explicará os conceitos básicos e os modelos associados ao ensino híbrido. Adolfo Tanzi é doutor em Linguística Aplicada da Linguagem pela PUC-SP, com estágio doutoral no departamento de Educação na Universidade de Oxford. Foi coordenador do projeto sobre Ensino Híbrido no Brasil (Fundação Lemann) e finalista do 58º Prêmio Jabuti com o livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação.

Dia 10 – A Profa. Dra. Juliana Caetano vai falar sobre o Planejamento das aulas no ensino híbrido. Julian Caetano é Pós-Doutora em Educação: Currículo, Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Integra o Grupo de Pesquisa em Novas Tecnologias na Educação (CNPQ) com foco na formação de professores e do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CNPQ).

Dia 11 – A Profa. Dra. Luci Ferraz irá discorrer sobre Personalização do Ensino. Ela é doutora e mestre em Comunicação, com ênfase nas interfaces Educação-Comunicação (EA-USP), a partir de pesquisas sobre Avaliação Formativa na aprendizagem mediada por tecnologias e diálogos do professor on-line em EaD. É pós-graduanda em Web Currículo (PUC-SP), com pesquisa sobre a implementação da aprendizagem por Projetos STEAM na educação pública.

Dia 12 – O Prof. Esp. Victor Menna vai debater Tecnologia e curadoria no ensino híbrido. Ele é professor de ciências, formador professores e assessor pedagógico. Há sete anos utiliza e facilita o uso de Recursos Educacionais Digitais nos ensinos Fundamental, Médio e Superior.

Dia 13 – A Profa. Dra. Antonieta Megale apresentará o curso de extensão do Singularidades “Novos contextos para o Ensino Híbrido”. Antonieta Megale é formada em comunicação social e pedagogia, mestre em linguística aplicada pela PUC-SP e doutora em linguística aplicada pela Unicamp. Fez estágio doutoral na Universidade de Viadrina (Alemanha) e atualmente é professora na pós-graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordena o curso de pós-graduação em Educação Bilíngue e a extensão do Instituto Singularidades, onde atua também como professora no curso de pedagogia.

Organizador

Instituto Singularidades

O Instituto Singularidades foi fundado em 2001 a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século 21
singularidades@singularidades.com.br

Saiba mais