Instituto Unibanco/Consed - Série: Presente e futuro das avaliações educacionais no Brasil - PORVIR

Junho, 2021

Este é um evento com repetição

16Jun4:00 pm6:00 pmInstituto Unibanco/Consed - Série: Presente e futuro das avaliações educacionais no BrasilEncontros online reunirão especialistas para discutir o uso e o futuro das avaliações, além de questões relacionadas ao Enem e ao SaebCanal do Instituto Unibanco no YouTube4:00 pm - 6:00 pm OrganizadorInstituto UnibancoCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

O Instituto Unibanco e o Conselho Nacional de Educação (CNE), organizaram uma série de webinários “Presente e Futuro das Avaliações Educacionais no Brasil”. Em quatro encontros semanais, de 16 de junho a 7 de julho, serão discutidos o uso das avaliações educacionais e seu futuro, além de questões relacionadas ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Os eventos online integram o Ciclo de webinários “Educação para Juventudes”, transmitido ao vivo às quartas-feiras, a partir das 16h, no canal do Instituto Unibanco no YouTube.

Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, falar sobre a importância e o uso das avaliações é fundamental para a melhoria da educação pública brasileira. “Com o melhor uso desses instrumentos, poderemos ter diagnósticos reais da aprendizagem dos estudantes e atuar em busca do avanço contínuo da educação. Contar com a parceria do CNE nesses encontros, além de uma grande honra, traz ainda mais qualidade e consquência ao debate, contribuindo para o avanço contínuo da Educação”, explica.

O primeiro webinário da série, no dia 16 de junho, abordará o futuro do Saeb, criado há mais de 25 anos, e as mudanças necessárias para aperfeiçoar a avaliação da qualidade do ensino no País. Para discutir o assunto, foram convidados Nilma Fontanive, coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio; Raquel Teixeira, Secretária de Educação do Rio Grande do Sul; Aléssio Costa Lima, presidente da região NE na União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Dirigente Municipal de Educação de Palhano (CE); e Tufi Machado Soares, Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com abertura de Ricardo Henriques, o encontro será mediado por Maria Helena Guimarães Castro, presidente do CNE e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE).

“Passado mais de um ano do início da pandemia, precisamos nos preparar para retomar a aprendizagem dos estudantes e recuperar as perdas do período. Nesse sentido, as avaliações educacionais são fundamentais para que possamos elaborar planos de ação com base em evidências. Essa série de webinários busca apoiar os gestores nesse processo”, explica Maria Helena.

Os webinários em parceria com o CNE continuam nas semanas seguintes, às quartas-feiras, às 16h, no canal do YouTube do Instituto Unibanco.

Webinário Caminhos para o ENEM
Data: 23 de junho

Webinário Qual uso devemos fazer das avaliações?
Data: 30 de junho

Webinário O futuro das avaliações?
Data: 7 de julho

Organizador

Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco atua para a melhoria da educação pública no Brasil por meio da gestão educacional para o avanço contínuo.

Saiba mais