O Globo/Extra - Educação 360 Internacional - PORVIR

Setembro, 2021

Este é um evento com repetição

15Set10:00 am6:00 pmO Globo/Extra - Educação 360 InternacionalEducação 360 debate racismo, Paulo Freire e ensino pós-pandemia10:00 am - 6:00 pm OrganizadorO GloboCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

Os desafios, problemas e soluções que a pandemia do coronavírus trouxe para as comunidades escolares nos últimos dois anos serão debatidos na oitava edição do Educação 360 Internacional, que acontece nos dias 14 e 15 de setembro. Com participação de grandes especialistas do Brasil e do mundo, o evento reúne pensadores, professores, escritores, estudantes, psicólogos e sociedade novamente de forma totalmente on-line. As inscrições são gratuitas e válidas para os dois dias de programação pelo site educacao360.com.

Realizado pelos jornais O GLOBO, Extra e Valor Econômico, o evento vai contar com debates, conversas e palestras para aproximar estudiosos, líderes e autoridades. Os destaques desta edição incluem desde a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro; a presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), Maria Inês Fini; o professor e escritor Jeferson Tenório; até o educador, escritor e acadêmico finlandês Pasi Sahlberg; o professor sênior da Escola de Educação de Harvard e diretor do projeto Making Caring Common (EUA), Richard Weissbour; o professor da Universidade de Columbia, EUA, Paulo Blikstein; entre outros.

As incertezas no contexto da educação nesse momento de retomada escolar serão abordadas na abertura do Educação 360 Internacional pelo educador finlandês Pasi Sahlberg, que já atuou como professor, formador de professores e trabalhou em reformas educacionais de diversos países. Em seguida, a educadora Guiomar Namo de Mello, ex-secretária de Educação da Cidade de São Paulo e que atualmente dirige a Ebrap (Escola Brasileira de Professores), fará comentários sobre o tema.

Em seguida, professores brasileiros participam de um debate que vai tratar das estratégias utilizadas por docentes no ensino à distância e como eles veem o futuro depois da retomada das escolas. Entre os convidados está o professor Alberto Rodrigues dos Santos, que dá aulas de artes para alunos da rede pública de Piraju (SP) e que, durante a pandemia, utilizou uma técnica de holografia caseira para alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

A educação inclusiva, o novo ensino médio e o uso da tecnologia na educação também serão debatidos no primeiro dia, com convidados como Maria Inês Fini, presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANHEBHI); Rozana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); Paulo Blikstein, professor da Universidade de Columbia (EUA); e Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.

Marcando o centenário de nascimento de Paulo Freire, um dos mais notáveis pensadores da educação do mundo, educadores pretendem também refletir sobre a relevância da filosofia e metodologia freireana na atualidade. Participam do debate o pesquisador em educação e tecnologia na New York University e cofundador do Curso Invest, programa de educação popular no Rio de Janeiro, Fabio Campos; a fundadora e diretora-executiva do Vozes da Educação, Carolina Campos; e o psicólogo, antropólogo e professor do Departamento de Antropologia da Unicamp, Carlos Rodrigues Brandão.

No segundo dia de evento, o racismo no contexto escolar, os impactos socioemocionais do confinamento, os reflexos da pandemia sobre a educação e como promover a empatia entre crianças e jovens também entrarão na pauta dos debatedores que desenharam um ideal de país mais igualitário para o pós-crise. Entre os convidados estão o escritor e professor Jeferson Tenório falando sobre seu último livro “O avesso da pele”; a professora da UnB, pesquisadora e consultora de gênero e raça, Kelly Quirino; o psiquiatra Jairo Bouer; a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; e o professor da Escola de Educação de Harvard Richard Weissbourd.

O Educação 360 tem patrocínio master do Grupo SEB, apoio do Itaú Social e apoio institucional da Unicef, Unesco, Futura e Fundação Roberto Marinho.

Programação

Inscreva-se

Organizador

O Globo

O Globo é um jornal diário de notícias brasileiro, fundado em 29 de julho de 1925 e sediado no Rio de Janeiro. De circulação nacional pela assinatura mensal nas formas impressa ou digital.

Saiba mais