RBAC - Semana da Aprendizagem Criativa - PORVIR

Outubro, 2021

Este é um evento com repetição

25OutDia inteiroRBAC - Semana da Aprendizagem Criativa(Dia inteiro: segunda) OrganizadorRede Brasileira de Aprendizagem CriativaCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

Como transformarmos agora a educação que queremos no futuro? Esse é um dos propósitos da Semana da Aprendizagem Criativa que será promovida pela RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa), em parceria com a Fundação Lemann e a Fundação LEGO, de 25 a 27 de outubro em todo o Brasil.

Serão três dias de discussões e reflexões sobre a necessidade de transformação da educação, importância do protagonismo juvenil e a adoção de práticas educacionais mais criativas e relevantes nas escolas públicas brasileiras, considerando a diversidade e os desafios das diferentes regiões do país. Os painéis serão transmitidos via Zoom e no canal do Youtube da RBAC.

Tendo por inspiração a frase “A melhor forma de prever o futuro é inventá-lo”, do cientista da computação norte-americano Alan Kay, a Semana de Aprendizagem Criativa terá dentre seus convidados a participação do professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Mitchel Resnick, principal defensor da aprendizagem criativa e autor do livro “Jardim de Infância para Vida Toda”. Ele participará do painel de abertura no dia 25 de outubro, às 19h, em que discutirá caminhos que ajudem a comunidade escolar a inventar o futuro da educação.

Na terça-feira (26) as discussões vão girar em torno de dois painéis. O primeiro acontecerá às 10h e vai abordar o tema “Políticas educacionais criativas e inovadoras na educação pública”. O segundo será realizado às 19h e terá como foco o protagonismo juvenil sob o tema “As vozes da juventude”, que contará com participação de Bel Santos Mayer, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), co-gestora da Rede LiteraSampa.

Na quarta-feira (27), a diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, Anna Penido, vai falar sobre “Construindo a educação do futuro agora”, tendo como pano de fundo as iniciativas de professores e gestores que estão mobilizando suas comunidades por uma educação mais criativa, mão na massa e relevante para todos. O encerramento da Semana será às 19h com o painel “Celebre e compartilhe”, uma grande celebração da comunidade da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa com trocas de experiências e desejos para o próximo ano.

A Semana de Aprendizagem Criativa é aberta para professores, estudantes, gestores, familiares e toda a comunidade escolar. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

 

Organizador

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Movimento que une educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, estudantes e organizações para promover e apoiar práticas educacionais mão na massa, criativas, relevantes e inclusivas por todo o Brasil.

Saiba mais