Setembro, 2022
Detalhes do evento
As transformações no mundo do trabalho foram aceleradas pela pandemia, com a transição cada vez mais veloz para um cenário marcado pela automação, digitalização e inteligência artificial. Diante
Detalhes do evento
As transformações no mundo do trabalho foram aceleradas pela pandemia, com a transição cada vez mais veloz para um cenário marcado pela automação, digitalização e inteligência artificial. Diante desse desafio, quais são as melhores estratégias para a qualificação, requalificação e redistribuição da força de trabalho no Brasil, a fim de garantir que essa transição seja inclusiva e sustentável?
Este é o tema do Seminário Internacional de Educação Profissional: “O que mudar na educação hoje para o futuro do trabalho?”, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, por meio do Futura. O evento vai reunir especialistas brasileiros e internacionais no próximo dia 1º de setembro, a partir das 9h.
O impacto dessas transformações e as estratégias para conectar a educação às novas demandas do mundo do trabalho serão debatidos no encontro em quatro painéis temáticos, com participação de dirigentes e especialistas de instituições como Fórum Econômico Mundial (WEF), Banco Mundial, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Google e Unesco, além de debatedores de organizações e empresas brasileiras e mundiais.
Painéis sobre educação, trabalho, tendências e ações no Brasil Interessados poderão assistir ao Seminário ao vivo pelo YouTube do Futura. Os painéis começam sempre com a apresentação de um especialista, seguida por um debate entre os convidados. A mediação é do coordenador de Jornalismo do Futura, Cristiano Reckziegel.
Confira a programação
Abertura e painel sobre educação: “Novos perfis, competências e estratégias educacionais para formação de trabalhadores”
. Saadia Zahidi, diretora-geral do Fórum Econômico Mundial (participação online, com tradução simultânea);
. José Borges Frias, diretor de Inovação Corporativa da Siemens;
. Geber Ramalho, professor da Universidade Federal de Pernambuco, que coordenou o consórcio nacional PRAIA (Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligência Artificial) junto com o SENAI, com propostas de uso de IA na educação;
. Denise Amyot, presidente do Colleges and Institutes Canada, instituição internacional líder em educação para o emprego em mais de 25 países.
Painel sobre trabalho: “Mobilização da rede de atores para novas formas de trabalho e de trajetórias profissionais”
. Malgorzata Kuczera, analista de políticas de educação na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
. Gilberto Peralta, presidente do grupo Airbus para o Brasil;
. Maria Marta Ferreyra, economista Sênior do Banco Mundial;
. Sylvia Lorena Teixeira de Sousa, gerente executiva de Relações do Trabalho da CNI.
Painel sobre tendências: “Aceleração na identificação de tendências do mercado de trabalho e da formação profissional”
. Quinn Chasan, executivo de Negócios Estratégicos do Google;
. Suelen Marcolino, gerente de Diversidade, Inclusão e Pertencimento no LinkedIn;
. Christian Harter, consultor Sênior da fka GmbH;
. Marcio Guerra Amorim, gerente executivo do Observatório Nacional da Indústria, da CNI.
Painel sobre as ações no Brasil “Novas abordagens colaborativas entre os setores público e privado para qualificar e redistribuir a força de trabalho brasileira”
. Ramon Iriarte, especialista em Educação Profissional da OREALC/UNESCO;
. Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora de Educação da UNESCO/Brasil;
. Joelma Kremer, diretora de Políticas e Regulação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC/MEC;
. Natália Di Ciero Leme, gerente de Programas e Parcerias na Fundação Arymax;
. Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do Departamento Nacional do SENAI.