VIAMAKER - ASTROCOPA, evento online de lógica de programação e pensamento computacional - PORVIR

Junho, 2021

26Jun8:00 am6:00 pmVIAMAKER - ASTROCOPA, evento online de lógica de programação e pensamento computacionalPágina oficial da ASTROCOPA8:00 am - 6:00 pm OrganizadorVIAMAKER EducationCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

A VIAMAKER Education convida estudantes, familiares e entusiastas da robótica para acompanhar a 2ª ASTROCOPA, torneio nacional de lógica de programação realizado na plataforma digital de aprendizagem ASTROCODER®, que será realizado dia 26 de junho, das 8 às 18 horas.

Como funciona
A ASTROCOPA funciona como uma atividade da plataforma ASTROCODER®, porém com algumas funcionalidades diferentes, como tempo para conclusão, não poder refazer as fases já concluídas, entre outras particularidades. As equipes deverão realizar 10 desafios divididos em duas etapas, separados por um intervalo e supervisionados por um juiz.

Os algoritmos de resolução das atividades devem ser criados colaborativamente, ou seja, com a ajuda de todos os integrantes da equipe. O piloto (estudante responsável pela programação no dia da ASTROCOPA) deve sempre ouvir as sugestões do grupo e, junto com todos, tomar as decisões durante o torneio.

Ao longo dessa jornada, as equipes serão desafiadas a completar missões eletrizantes para testar e aprimorar seus conhecimentos. Ao final, os grupos mais bem classificados vão receber prêmios.

– A equipe FLASH será aquela que solucionar os desafios utilizando o menor tempo possível.
– A equipe MATRIX será aquela que solucionar os desafios com a menor quantidade de comandos.
– A equipe INNOVATOR será aquela que solucionar os desafios com a menor media de idade dos participantes.
– A equipe ASTRO SCORE* será aquela que solucionar os desafios com a maior pontuação geral.

As equipes vencedoras serão desafiadas em novas missões no superfestival de robótica que será realizado em 18 de setembro de 2021.

Intenção pedagógica
Boas programações são aquelas otimizadas para fazer mais com menos. Um algoritmo otimizado utiliza a menor quantidade de blocos possível, tornando-se menos custoso. Além disso, o reconhecimento de padrões auxilia na criação de soluções inteligentes. Se um quadrado possui todos os quatro lados iguais, para darmos uma volta completa em uma área similar, bastaria entendermos o que precisamos para completar a distância de um dos lados, e então repetimos essa sequência quatro vezes. Na ASTROCOPA, estudantes usam a lógica de programação e o pensamento computacional para identificar esses padrões.

Assista no canal da VIAMAKER no YouTube

Organizador

VIAMAKER Education

Conteúdos e Tecnologias Educacionais que encantam estudantes, professores e instituições de ensino
https://viamaker.com/contato

Saiba mais