Fórum discute os desafios da educação superior - PORVIR

Inovações em Educação

Fórum discute os desafios da educação superior

Evento em São Paulo irá reunir gestores e líderes de instituições para compartilhar experiências de ensino centrado no aluno

por Redação ilustração relógio 29 de julho de 2014

Quais são os novos desafios para a universidade no século 21? Como promover um ensino centrado no aluno? Para discutir essas e outras questões, na próxima quarta-feira (6/8), o Fórum de Lideranças: Desafios da Educação irá reunir especialistas em educação e líderes de instituições do ensino superior, em São Paulo. Realizado pela Blackboad e o Grupo A Educação, em parceria com a Hoper Educação e o Insper, o fórum irá apresentar diferentes visões sobre as mudanças no ensino e os caminhos para promover a inovação no ambiente universitário.

Com temas que vão desde e a melhoria da experiência em sala de aula, até novos modelos de aprendizagem, o fórum irá promover debates e trocas de experiências, nacionais e internacionais, entre profissionais da área. Durante o evento, gestores e líderes de instituições também poderão participar de dois workshops simultâneos que irão abordar o uso do mobile no ensino presencial e a inovação em aprendizagem e gestão.

Um dos destaques do fórum será a participação do norte-americano Dale Stephens, autor do livro Hacking your education e fundador do movimento UnCollege, que defende o aprendizado de maneira livre e independente. Na palestra “Por que a Geração Y frequenta a faculdade (e por que a Geração Z pode vir a não frequentar)”, ele irá propor caminhos para que as instituições repensem sobre os modelos tradicionais de aulas, aumentando o engajamento do universitário, que vive imerso em um ambiente conectado, acelerado e globalizado.

A empresa israelense Kaltura, que promove soluções em vídeo, também será outra experiência internacional apresentada durante o evento. Shay David, co-fundador da organização, irá debater sobre como redefinir a educação a partir do uso de vídeos.

Experiências nacionais

Para apresentar novos modelos de aprendizagem, Ryon Braga, diretor da UniAmérica, de Foz do Iguaçu (PR), irá apresentar a experiência da instituição, que aboliu a divisão por séries e disciplinas para estruturar a sua proposta pedagógica em torno de projetos. Baseado na metodologia da sala de aula invertida, na universidade, ao invés de assistir a aulas expositivas, os alunos estudam os conteúdos em casa e utilizam o período da aula para debater os temas.

Entre os cases nacionais, também está prevista a participação de Carolina da Costa, do Insper, que apresentará modelos de ensino mais eficazes com a aplicação de novas tecnologias pedagógicas, e Fábio Reis, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, que falará sobre o método Peer Instruction (instruções aos pares, em livre tradução).

O evento irá acontecer das 8h às 17h, no Insper. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site http://bbbb.blackboard.com/forumdesafios. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.


TAGS

ensino superior

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x