França deve proibir o uso de celulares nas escolas
por Redação 13 de dezembro de 2017
A França deve impor uma proibição total ao uso de telefones celulares nas escolas por parte de alunos da educação básica. A medida foi anunciada por Jean-Michel Blanquer, ministro da educação, e deve entrar em vigor a partir de setembro de 2018. Atualmente, o país já veta a utilização dos dispositivos em sala de aula, mas agora até mesmo durante os intervalos de aula e as refeições não será mais possível espiar o Facebook ou WhatsApp.
Professores e familiares têm opiniões divididas sobre a proibição. Na França, cerca de 93% dos jovens entre 12 e 17 anos possuem celulares. “Hoje em dia, as crianças não brincam mais durante os intervalos, ficam só mexendo em seus celulares e do ponto de vista educacional isso é um problema, disse Blanquer.
“Isso tem a ver com garantir que as regras e leis sejam cumpridas. O uso de telefones é proibido em sala de aula. Com diretores, professores e familiares, precisamos encontrar uma maneira de proteger nossos alunos da perda de concentração com telas e celulares”, disse.
“Então vamos proibir celulares nas escolas? A resposta é sim”.
Leia a matéria original em The Telegraph
Sou contra. Proibir não é a solução. A escola deve criar alternativas mais dinâmicas, como criar espaços tipo brinquedotecas, colocar monitores que ensinem e estimulem as crianças a brincar com objetos lúdicos, deixar as crianças correrem, brincar. Os recreios sem orientação dá espaço para alunos utilizarem seus recursos preferidos (que são os Smartphones com jogos eletrônicos) e que são proibidos também em sala. O ideal é ensinar a utilizar, dar alternativas diferentes e estimular o… Ler mais »