Google lança loja de aplicativos para educação - PORVIR

Inovações em Educação

Google lança loja de aplicativos para educação

Google Play for Education permitirá que professores encontrem apps após busca por série e disciplina

por Redação ilustração relógio 17 de maio de 2013

O Google anunciou nesta semana, durante sua conferência anual para programadores em San Francisco (EUA), uma ferramenta desenvolvida para ajudar professores do ensino básico a encontrar conteúdo educativo para usar em tablets. O Google Play for Education é uma loja de aplicativos testados e recomendado por educadores, que tem um sistema de busca que permite que os professores escolham os apps segundo disciplina e série. “Ouvimos muitos professores e eles nos disseram que havia uma lacuna entre o que é tecnologicamente possível em educação e o que é prático. E disseram que a responsabilidade de consertar isso era do Google. Nós concordamos”, afirmou Chris Yerga, diretor de engenharia do Android.

“Ter apps testados é muito importante porque os professores confiam nos outros professores”, afirma Yerga. Assim, os educadores têm acesso a um conteúdo que já passou por alguma avaliação antes de usá-los com seus alunos. Ao entrar na loja, diz o executivo, o educador vê à esquerda um menu com as disciplinas e, horizontalmente, um menu em que pode selecionar a série que deseja. Depois de aplicar os filtros, ele tem acesso a uma série de apps que poderá usar com seus alunos. Alguns serão gratuitos, outros não.

crédito ras-slava / Fotolia.com

“Se todos os alunos tiverem uma conta no Google, o professor pode selecionar o app e colocar o nome do grupo de alunos que todos eles terão acesso instantâneo ao aplicativo em seus tablets”, explica Yerga. A iniciativa posiciona a empresa em um mercado amplamente dominado pela concorrente Apple. O Google Play for Education estará disponível a partir do segundo semestre e ainda não há previsão de que haja uma ferramenta com aplicativos em português.

Enquanto isso, a empresa faz um chamado para programadores de todo o mundo para desenvolver aplicativos para crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio. Já está disponível um guia com orientações para criar apps para a ferramenta e o conteúdo poderá ser submetido já no meio do ano. Além dos desenvolvedores individuais, o Google já conta com a parceria de instituições como a Nasa e a PBS para a criação de apps.


TAGS

aplicativos, google

5
Deixe um comentário

avatar
500
5 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
5 Autores
Célia PereiraToninho SouzaCélia PereiraNazaré RibeiroJair Martins Pinto Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Jair Martins Pinto
Visitante
Jair Martins Pinto

Prezados senhores.
Acredito que essa ferramenta será a mais eficiente para que o conhecimento possa chegar efetivamente ao seu destinatário. JMP

Nazaré Ribeiro
Visitante
Nazaré Ribeiro

é uma ideia muito boa, onde vai beneficiar muitos professores .parabens.

Célia Pereira
Visitante
Célia Pereira

Ótima ideia.

Célia Pereira
Visitante
Célia Pereira

Ótima ideia.

Toninho Souza
Visitante
Toninho Souza

A iniciativa é ótima. A escola mais do que nunca precisa de novas ferramentas para dar cabo a sua missão de ensinar. Estarei no aguardo do 2º semestre para que eu possa ter acesso a Google Play for Education. Parabéns!!!