Leitura ganha vida com alunos vestidos de personalidades famosas - PORVIR
crédito: svetavo / Fotolia.com

Diário de Inovações

Leitura ganha vida com alunos vestidos de personalidades famosas

Professora se inspira na curiosidade dos alunos para criar projeto interdisciplinar que pesquisa a trajetória de personagens históricos e atuais

por Cynara Aparecida Lenzi Veronezi ilustração relógio 18 de janeiro de 2017

Eu trabalho muito com leitura infantil e nas horas vagas também escrevo histórias. Há trinta anos como professora na rede estadual de São Paulo, minha área de atuação sempre foi nos anos iniciais do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano. No último semestre, a partir do interesse e da curiosidade dos alunos, desenvolvemos um projeto sobre personalidades.

Quem me conhece sabe que, além dos projetos sugeridos pelo governo, a turma sempre passa pelo quinto ano com mais alguma atividade de leitura e escrita. E, no ano passado, não poderia ser diferente. Como fazemos semanalmente uma roda de conversa, percebi que os alunos gostavam muito de ler e comentar sobre “O Guia dos Curiosos”, do Marcelo Duarte. Eles tinham curiosidade em conhecer diferentes aspectos e personalidades.

A classe sempre foi muito ativa e leitora. Quando eu vi o interesse deles pelas personalidades, perguntei o que achavam de fazer uma pesquisa mais profunda, já que guia trazia apenas três ou quatro linhas sobre as pessoas. Daí começaram a surgir mil ideias. Cada aluno escolheu uma pessoa para estudar. Teve Hitler, Napoleão, Cora Coralina, D. Pedro I, Marquesa de Santos, Michael Jackson, Tarsila do Amaral e tantos outros.