Lista internacional elege os 25 melhores aplicativos para ensinar e aprender - PORVIR
Crédito: crédito: ra2 studio / Fotolia.com

Inovações em Educação

Lista internacional elege os 25 melhores aplicativos para ensinar e aprender

Associação Americana de Bibliotecários Escolares divulga lista com as melhores ferramentas de 2018 para promover inovação, criatividade e colaboração na educação

por Redação ilustração relógio 17 de julho de 2018

Quais são os melhores aplicativos para ensinar e aprender? A Associação Americana de Bibliotecários Escolares (AASL) publicou uma lista com os 25 destaques de 2018. Entre as selecionadas, estão ferramentas que promovem inovação, criatividade, participação e colaboração na educação.

Clips
Plataforma: iOS
O aplicativo transforma o iPhone em um estúdio de produção de vídeos, com ferramentas para incluir legendas, adesivos, filtros e músicas.

Fairytale Play Theater
Plataformas: iOS e Android
Com essa ferramenta, crianças podem criar suas próprias versões de contos de fada clássicos, como “Branca de Neve”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Os Três Porquinhos” e “Cinderela”. Para isso, elas podem selecionar cenas, trilhas sonoras, personagens e adereços.

Engaging Congress
Plataformas: iOS e Android
O jogo usa documentos, animações e outros recursos multimídia para que estudantes do ensino fundamental entendam princípios básicos de um governo representativo e os desafios que eles enfrentam na sociedade atual.

Google Spotlight Stories
Plataformas: iOS e Android
Voltado para dispositivos móveis ou equipamentos com a tecnologia de realidade virtual, o Google Spotlight oferece narrativas imersivas em 360 graus que podem ser baixadas para facilitar o acesso.

Google Tradutor
Plataformas: iOS e Android
Outra ferramenta que ganhou destaque foi o Google Tradutor, que além dos recursos tradicionais para traduzir textos, permite fotografar placas em outros idiomas, ler ou ouvir traduções com o uso do microfone.

GooseChase
Plataformas: iOS e Android
O aplicativo permite criar atividades de aprendizagem divertidas, seguindo o formato de uma caça ao tesouro. Com a ferramenta, os educadores podem adicionar listas de missões e enviar pistas aos alunos.

Hopscotch
Plataforma: iOS
Com interface colorida e muitos tutoriais, o aplicativo permite que crianças (e adultos) criem seus próprios jogos. Tudo isso enquanto aprendem fundamentos de programação.

Human Anatomy Atlas
Plataformas: iOS e Android
Direcionado aos profissionais da saúde, professores e alunos, o aplicativo cria um laboratório 3D em qualquer lugar. No atlas é possível selecionar tecidos e órgãos, sistemas, músculos e ossos, além de acessar um banco de perguntas em sete idiomas (ainda não existe versão em português).

Incredibox
Plataformas: iOS e Android
O aplicativo é usado para ensinar noções de ritmo aos alunos, que podem criar composições de hip-hop, electro, pop ou ritmos brasileiros.

Libby
Plataformas: iOS e Android
Para simplificar o empréstimo de livros digitais, o aplicativo ajuda localizar coleções disponíveis em bibliotecas públicas. A ferramenta também disponibiliza um leitor de e-books e um player de audiolivro.

Metaverse
Plataformas: iOS e Android
Com o Metaverse é possível criar experiências de realidade aumentada, criar jogos, gincanas e memes.

Office Lens
Plataformas: iOS e Android
Além de ser útil como um scanner de documentos, recibos e cartões de visita, o aplicativo oferece ao usuário a capacidade de tirar fotos de um quadro branco ou uma placa e transformá-las em um documento reconhecido por texto em produtos da Microsoft.

PBS KIDS Games
Plataformas: iOS e Android
Para facilitar a aprendizagem e engajar os alunos, o aplicativo reúne jogos relacionadas à ciência, matemática, criatividade.

PBS KIDS Vídeo
Plataformas: iOS e Android
O aplicativo oferece vídeos educativos adequados para crianças, incluindo episódios e clipes das séries do PBS KIDS.

Periodic table
Plataformas: iOS e Android
Desenvolvido pela Royal Society of Chemistry, o aplicativo reúne história, alquimia, podcasts, vídeos e informações em uma tabela periódica interativa. Os conteúdos podem ser acessados nos níveis introdutório, intermediário e avançado.

Pixie
Plataformas: iOS e Android
A ferramenta permite que os estudantes criem histórias digitais, quadrinhos e podcasts. Com recursos de texto, arte, narração de voz e imagens, o Pixie funciona como um aplicativo de autoria.

Procreate
Plataforma: iOS
Aplicativo oferece recursos para desenho, pintura e ilustração. A ferramenta oferece diferentes pincéis e canetas para criar arte digital.

PuppetMaster
Plataforma: iOS
Por meio de uma câmera que captura os gestos da criança, o aplicativo de animação consegue dar vida a qualquer imagem. A ferramenta também permite gravação de voz para criar um vídeo animado.

Recap
Plataformas: iOS e Android
Recap funciona como um aplicativo de resposta e reflexão dos alunos para que pais e professores tenham uma visão sobre o seu aprendizado. Na ferramenta, os educadores podem incluir perguntas para serem respondidas em vídeo pelos estudantes.

RelationShapes
Plataformas: iOS e Android
Voltado para primeira infância, o jogo estimula o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e raciocínio visual-espacial. As crianças movam e redimensionem formas para criar imagens divertidas.

Science Journal
Plataformas: iOS e Android
O aplicativo funciona como um diário para acompanhar o desenvolvimento de projetos de ciências. Transformando o celular em um sensor de luz, som e movimento, ele permite medir diferentes variáveis para acompanhar experimentos e registrar observações.

SDG
Plataformas: iOS e Android
O aplicativo reúne Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e conecta pessoas em ações e eventos para colaborar com essas tarefas.

Seeing AI
Plataforma: iOS
O aplicativo usa inteligência artificial para auxiliar pessoas com deficiência visual obterem audiodescrição de documentos, produtos, cenas, pessoas, cores, dinheiro e caligrafia, além de informações de localização e distância de objetos.

Signed Stories
Plataforma: iOS
O aplicativo reúne livros ilustrados com animações, incluindo contos de fadas clássicos, contos populares, canções de ninar e cantigas. Além disso, ele também disponibiliza jogos educacionais.

Swiipe
Plataforma: iOS
O aplicativo funciona como um serviço de notícias abastecido por agências populares em diferentes países. Os usuários podem escolher entre mais de 60 fontes, de esportes até entretenimento e negócios.


TAGS

aplicativos, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, educação mão na massa, educação online, inclusão, jogos, personalização, socioemocionais, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

6 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
6
0
É a sua vez de comentar!x