Novo Ensino Médio: saiba mais sobre a implementação - PORVIR
Crédito: Jarbas Oliveira

Inovações em Educação

Novo Ensino Médio: saiba mais sobre a implementação

Último infográfico da série mostra como redes e escolas deverão se organizar para colocar em prática as mudanças definidas pelas novas diretrizes nacionais

por Redação ilustração relógio 15 de abril de 2019

Quais são as etapas previstas para a implementação do Novo Ensino Médio? Nesta segunda-feira (15), o Porvir divulga, com o apoio do grupo de trabalho do ensino médio do Movimento pela Base, o último infográfico da série sobre o Novo Ensino Médio, que mostra como redes e escolas deverão se organizar para colocar em prática as mudanças definidas pelas novas diretrizes nacionais.

O material destaca a fase de preparação para as mudanças, que envolve escuta da comunidade escolar, diagnóstico de capacidade de redes e escolas e estudo de possibilidades para oferta da formação geral – referenciada pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular – e da parte flexível do currículo (itinerários formativos). O infográfico também sintetiza ações a serem realizadas nas etapas de (re)elaboração e implementação curricular.

Leia mais:
– Novo Ensino Médio: entenda os itinerários formativos
– Novo Ensino Médio: série de infográficos explica as mudanças

Assim como os últimos infográficos, o material é resultado de uma leitura propositiva e de um esforço coletivo para destacar propostas trazidas em textos oficiais, como a Lei nº 13.415/2017, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a BNCC, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio criadas pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), os Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos e o Guia de Implementação do Novo Ensino Médio. Os documentos estão disponíveis na seção “Marco Legal” do site Novo Ensino Médio, do MEC.

Você pode fazer o download do infográfico em alta resolução clicando em baixar no link do rodapé. As três publicações também estão reunidas em um arquivo único.

Crédito: Porvir

TAGS

base nacional comum curricular, ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x